O uso do laser é uma realidade para os profissionais mais atualizados na área da saúde e hoje quero mostrar 5 razões para incluir o laser na sua prática diária.
É comum as pessoas conhecerem a aplicabilidade do laser para clareamento nos consultórios odontológicos, mas se você trabalha com pacientes com dor ou estética precisa saber que o laser pode ser um ótimo aliado nos seus atendimentos.
E você pode estar se perguntando: Lirane, como eu vou usar o laser, algo tão complexo e tecnológico? Será que eu tenho capacidade para aprender a utilizar? Será que eu consigo dar conta desse conhecimento? Pode causar algum problema para o meu paciente?
Sim, você pode dominar a técnica, desde que aprenda com profissionais capacitados e que estão na prática diária, no campo de batalha,
Foi pensando nisso que montei uma equipe com os melhores profissionais dessa área.
Mas o que significa oferecer ao paciente um tratamento com laser?
Primeiro é um enorme diferencial e em especial com crianças, idosos, atletas ou pacientes que não gostam de agulhas e sementes, o profissional consegue agregar valor ao seu atendimento.
Muitos pacientes deixam de fazer acupuntura e auriculoterapia porque têm medo de agulhas, e ao oferecer o laser você além de acelerar seus resultados conquista o paciente.
Isso te traz reconhecimento, pois não é qualquer profissional capacitado a oferecer o laser nos atendimentos.
A praticidade e os resultados surpreendentes que o laser oferece encanta os pacientes e essa diferença fica muito evidente: pacientes mais satisfeitos, indicam outros, agenda lotada, aumento de ganhos, realização profissional e liberdade financeira.
Isso tudo não tem preço.
Mas diante de todos esses benefícios preciso fazer um alerta: não sei se você já ouviu falar de um livro chamado “A estratégia do oceano azul”.
Nesse livro o autor demonstra que profissionais que conseguem surpreender e se diferenciar no mercado implementando inovações estão sempre à frente dos outros, e como foram pioneiros criam novos mercados, criam oportunidades e navegam no oceano azul, sem concorrência e com infinitas possibilidades de conquistar clientes e se tornam referência.
Por que? Porque a novidade seduz e o ser humano ama a novidade.
O problema é que quando outras pessoas percebem o que está acontecendo e começam a copiar o que os pioneiros fizeram o oceano começa a ficar lotado, começa a ficar vermelho.
Além disso, quem começou antes tem uma percepção melhor de mercado e consegue fazer os ajustes.
Um exemplo que gosto bastante sobre isso é a competição de natação no mar. Aquela em que os competidores começam correndo na areia e mergulham na água. Você já viu isso?
São dezenas de nadadores que saem todos ao mesmo tempo e começam a nadar. O que me chamou atenção é o porque os competidores saem correndo com tanta velocidade na areia. Sabe por que? Porque aqueles que caem antes na água conseguem nadar sem ninguém do lado para atrapalhar. Não vão ficar levando chute dos outros, não vão ficar levando braçada, porque mergulharam antes, não vão esbarrar em ninguém, porque só têm a água à sua frente e nadam com muito mais tranquilidade.
Essa é a visão que eu quero passar para vocês. Acima de qualquer coisa, eu quero que você tenha essa visão profissional como auriculoterapeuta, acupunturista, massoterapeuta, médico, cirurgião dentista, enfermeiro, farmacêutico, fisioterapeuta, fonoaudióloga… Hoje vocês estão aqui como profissionais que buscam se diferenciar, de tudo isso que eu estou falando, de sair na frente, de ser referência, de ter um oceano azul à sua frente.
Nesse aspecto a laserterapia ainda não é muito conhecida, mas já começa a ganhar força.
É possível que muito do que eu vou dizer aqui seja novidade para alguns. Portanto, para quem trabalha com dor, estética e acupuntura, aplicar o laser nos seus atendimentos é a oportunidade de surfar num oceano azul e se tornar referência.
“Lirane, mas porque a laserterapia vai me dar resultados tão superiores aos que eu tenho hoje?”
Primeiro eu preciso falar um pouco o que é o laser.
LASER: Light Amplification by Stimulated Emission of Radiation ou Amplificação da luz por emissão estimulada de radiação.
Radiação eletromagnética, fonte de luz monocromática, colimada e intensa.
O laser agora está sendo difundido e divulgado nas academias, nos congressos científicos como fotobiomodulação. Eu posso usar na estética para estrias, celulite, marcas de expressão, clareamento na área odontológica, depilação, remoção de tatuagem, acne, lesões bucais e alopecia.
Como o laser age?
- Bioestimulação das mitocôndrias e da ATP (trifosfato de adenosina)
Quando eu faço a emissão de luz, eu faço essa emissão de luz na minha pele. Ou estou fazendo na auriculo ou fazendo pontos de acupuntura ou estou fazendo laserterapia. “Ah, mas qual a diferença?” Laserterapia é quando eu uso o laser muitas vezes até de varredura, eu faço em áreas. Na estética eu faço em áreas. Ao mesmo tempo eu tenho de acupuntura, é um laser que é um ponto, eu não posso emitir, não posso emitir uma luz que pegue uma região, a mesma coisa na auriculo. Mas se eu quero agir em regiões eu preciso ter uma varredura, uma manopla maior, uma saída maior dessa luz. Essa bioestimulação desse laser, ele pega onde, ele está na minha pele, ele começa pela pele só que ele vai aprofundando isso e nesse aprofundar ele chega nas minhas mitocôndrias. A mitocôndria é responsável pela nossa energia a nível celular e de ATP que o trifosfato de adenosina.
- Liberação de serotonina e endorfina (gera sensação de relaxamento e bem-estar);
- Atua na produção de prostaglandinas e de colágeno (que sustenta a nossa pele e diminuir marcas de expressão);
- Regenera as fibras nervosas;
- Atua na formação de novos complexos sanguíneos (aumenta a permeabilidade vascular e favorece os processos de cicatrização);
- A radiação tem propriedades curativas;
- Mecanismos de ação e efeitos terapêuticos dos lasers de baixa potência na redução do tempo de cicatrização fazem com que o paciente retorne o mais rápido às suas atividades de rotina;
- Aceleração do processo de cicatrização da pele;
- Efeitos anti-inflamatórios e analgésicos;
- Efeitos antimicrobianos;
- Segurança do tratamento.
Hoje, quando eu vou a um evento de auriculoterapia e quero demonstrar resultados rápidos e efetivos, eu levo o meu laser. Eu gosto que o meu paciente saia do meu consultório com menos dor. Ele tem que sair do meu consultório melhor do que ele chegou e eu oriento vocês a fazerem o mesmo. Porque quando você coloca isso como uma meta, você não se contenta com menos e a laserterapia e a laserpuntura me ajudam no meu objetivo.
E se você ainda não utiliza essa técnica, quero destacar 5 razões para incluir o laser na sua prática diária e mostrar que você está perdendo uma excelente oportunidade:
1- Ação analgésica
Alivia a dor crônica
Complementa o uso de analgésicos
Inibe os gatilhos de dor
Regula o processo inflamatório e estimula a cicatrização
Converse com o oncologista responsável pelo paciente e mostre a ele a ferramenta para o alívio da dor do seu paciente. O laser é um excelente equipamento para tratar a dor crônica. E essa transformação você pode estar oferecendo ao seu paciente, dando mais qualidade de vida, sendo reconhecido e bem remunerado por isso.
2 – Acelerar o processo de cicatrização
Estimula o crescimento celular
Modula o tecido conjuntivo na regeneração
Atua na multiplicação das células da pele
Age na cicatrização de diferentes tecidos feridos ou lesados (reepitelização)
Proporciona estímulo da microcirculação através de mediadores químicos
Trouxe alguns artigos científicos em cada uma dessas vantagens.
Se eu consigo acelerar o processo de cicatrização, eu posso salvar o pé de um paciente diabético e ser um divisor de águas na vida desse paciente. Quantas pessoas eu posso salvar com a ferramenta certa?
3) Atua nos processos inflamatórios e anti-edematosos
A inflamação é a primeira fase do processo de cicatrização
Atua no processo de inflamação
Aumenta a microcirculação local
Aumenta a drenagem linfática
Estimula a liberação de histamina e serotonina
Inibe a formação de bradicinina e atua similar às drogas anti-inflamatórias
Reduz o desconforto inflamatório (Dor, calor, rubor se dissipam rapidamente)
4) Não apresenta efeitos colaterais
Técnica extremamente segura;
Com os cuidados necessários a técnica pode ser aplicada em qualquer local, o que favorece o atendimento na residência do paciente;
Se utilizado corretamente não causa dor;
Não apresenta efeitos colaterais.
Não quer dizer que não tenha contra indicações, mas com conhecimento, sabendo o que você está fazendo, você consegue atuar de maneira fácil e com resultados.
Já aconteceu de aluno queimar paciente ? Sim, isso quando não respeita dosagem, tipo de pele. Tudo isso é importante para você conhecer. O laser favorece o atendimento daquele paciente mais resistente. Imagine você fazer acupuntura em uma criança. Você não vai conseguir colocar agulha em uma criança, mas o laser consegue. Idosos também.
Se manter atualizado nos avanços com certeza é fundamental para atender melhor seus pacientes. Se você decidiu atender pacientes, atender vidas, resolver problemas ou potencializar os seus resultados, você precisa se atualizar. Você já viu um profissional que não se atualiza como é que ele fica? É nisso que você tem que estar pensando sempre.
5- Laserterapia como diferenciação profissional
Quantas pessoas você conhece que procuram conhecer o laser?
Por isso é que essa é a oportunidade de diferenciação. “Você faz auriculoterapia, acupuntura? Mas eu tenho pavor de agulha” Se um paciente chega para você no seu consultório e fala que não quer agulha na acupuntura, o que você faz? Perde o paciente porque só tem uma ferramenta? Eu falo isso muito na auriculoterapia: você tem que se profissionalizar cada vez mais e atender essa demanda. Hoje, se eu tenho alguém que não tem horário para mim, eu posso ir em outro, é muito rápido.
Então se o paciente chega para você e fala que não quer agulha você precisa ter uma outra opção. É uma questão profissional. Quando é profissional, lembra de uma coisa: quem paga não é você, é o seu paciente.
A gente não aprendeu ainda a ser dono do nosso próprio negócio muitas vezes. A gente mistura conta pessoal com profissional. Não é um investimento que você vai fazer, é um investimento que o seu paciente irá fazer, basta você começar a se capacitar e poder oferecer, lembra disso. Então sim, é um diferencial.
Se o paciente chegar para você e não quiser agulha, você vai perder esse paciente. Você tem que ter outras opções. “Ah, eu tenho outras opções, tenho mocha”. Ele pode não gostar do cheiro. “Tenho ventosa”, ele pode não gostar de ficar com marcas. Eu quero chegar e sair sem nada, com resultado, sem problemas. Você tem que pensar sempre no retorno que o investimento vai te dar.
Sabe o que é um investimento caro? É aquele que não te dá retorno.
O que eu quero trazer para você é que são situações que temos que nos posicionar para nos dar retorno.
Alguns artigos científicos para que vocês tenham tranquilidade. Cada vez mais isso está crescendo.
Artigos científicos
Com os artigos eu começo a observar resultados, pacientes que muitas vezes estão precisando de tratamento e têm alguma objeção do que eu faço aí eu não faço mais, parei aí porque eu não tenho.
Pensei em você mesmo como consumidor de qualquer produto: não é legal quando você ouve um vendedor falando que tal produto é o mais moderno do mercado?
Imagine você poder dizer isso para o seu paciente no seu consultório? Você está oferecendo o que há de mais moderno na área da estética ou da dor. Para isso você precisa estar antenado no que há de mais moderno no mercado também: artigos, estar lendo, estudando. É imprescindível para profissionais que cuidam de pessoas.
Pense nisso e invista na sua capacitação profissional!! Assim, terminamos nosso assunto de hoje “5 razões para incluir o laser na sua prática diária!”.
Saiba mais sobre auriculoterapia e aprenda quais os benefícios que ela pode te entregar, tudo isso em nosso site. Aproveite e acompanhe nossos vídeos no youtube em: https://www.youtube.com/c/LiraneCS.