Fibromialgia – Tratamento pela Auriculoterapia. Esse é o assunto que vamos conversar hoje sobre uma doença é difícil de diagnosticar e que se caracteriza pela dor nas fibras musculares.
Como a auriculoterapia pode tratar essa doença?
Na fibromialgia, dói o corpo todo e o paciente, algumas vezes, sente dor até mesmo no carinho. Além de dores por todo o corpo, que podem se desenvolver em paralelo a um quadro de depressão e ansiedade.
A doença em geral atinge as mulheres entre 30 e 55 anos de idade, mas há casos de pessoas mais velhas, de crianças e de adolescentes.
A medicina tradicional tem tratado a doença com anti-inflamatórios e com relaxantes musculares. Assim como, com ansiolíticos para a depressão e com medicamentos para dormir.
Infelizmente, esse coquetel de medicamentos acaba por causar mais complicações em razão dos efeitos colaterais.
E o que a auriculoterapia pode fazer por esses pacientes?
Se o paciente responder bem ao tratamento, ele pode diminuir os medicamentos. Pois, a primeira grande vantagem da utilização dessa técnica é que ela não utiliza nenhuma medicação.
Os exemplos clássicos são os medicamentos para dormir e para depressão.
Os estudos apontam que ao tratar do sono e das questões emocionais há um alívio muito grande na sintomatologia da fibromialgia.
Isso porque as boas noites de sono equilibram os órgãos e as vísceras ao mesmo tempo. O que favorece a liberação de neurotransmissores que aliviam a dor.
Em ambientes de stress, de tensão e de nervosismo aumentam a produção de cortisol. Assim, proíbe a liberação de neurotransmissores como a endorfina, a dopamina e a serotonina, que são essenciais para o sistema imunológico funcionar bem.
A auriculo tem excelentes resultados nos tratamentos, seja no sono ou na redução do estresse.
E quanto aos pontos?
No tratamento com auriculoterapia, devem ser sempre usados os três pontos principais (SNC, rim e SNA). Porém, na fibromialgia não pode faltar o ponto da analgesia, uma vez que em regra a queixa principal é a dor.
De acordo com o caso, os pontos da adrenal (ou suprarrenal) devem ser usados. Como o anti-inflamatório, o subcórtex e o relaxamento muscular.
Com isso, pense ainda nos pontos do tálamo. Porque nós trabalhamos as questões de dores neuropáticas e do encéfalo. Além disso, ele é o cérebro e a dor da fibromialgia não é uma dor que passa com analgésico comum.
Você pode usar o ponto do sono, em certa situação, mas há outros pontos para insônia.
Se o paciente está depressivo, nós usamos o ponto do psiquismo.
Associar a ele o ponto do diafragma que é o ponto da respiração. Se o paciente estiver com aperto no peito, com problemas para respirar e com opressão torácica.
Fica claro que a auriculo é uma técnica que pode ser amplamente usada no tratamento dos pacientes com fibromialgia. Com isso, melhorando muito a qualidade de vida, especialmente na redução dos sintomas e do consumo de medicamentos.
Dicas extras:
- fale para o seu paciente sobre a importância de tomar sol;
- alerte que é importante realizar as atividades físicas (é claro, de acordo com as possibilidades dele);
- quanto à neuroalimentação é importante consumir alimentos como a cúrcuma. É um potente anti-inflamatório, assim como os alimentos que são ricos em tirosina (as castanhas, as nozes, o abacate e o brócolis) e triptofano (as amêndoas, os ovos, a maçã, o abacate, a banana, as frutas cítricas e as folhas verdes).
Saiba mais sobre a auriculo e aprenda quais os benefícios que ela pode te entregar, tudo isso em nosso site. Aproveite e acompanhe os nossos vídeos no youtube em: https://www.youtube.com/c/LiraneCS.