Quando pensamos em montar nosso próprio negócio, é de fundamental importância um planejamento, organização das etapas a serem seguidas a fim de enfrentarmos menos dificuldades e nos transformarmos em um empreendedor de sucesso, por que não? Seguem 10 dicas infalíveis de gestão para seu negócio:
1. Saiba precificar o produto
Quanto você gasta para atuar com a Auriculoterapia?
À primeira vista, você pensaria no custo do material para responder esta pergunta. Está correto? A princípio sim, mas não é só desta forma que você deve pensar. Ou seja, você precisa contabilizar despesas de funcionamento como luz, água, telefone, aluguel, secretária, etc. Em contrapartida, não deixe de valorizar quanto é o investimento em si próprio. Cursos, livros, congressos que servem para aumentar o seu conhecimento, o seu valor pessoal.
2. O preço deve ser condizente com o mercado
Cada um sabe qual será seu público-alvo ou pelo menos tem que fazer uma pesquisa sobre esse assunto. Falamos em mapear nosso negócio. Em primeiro lugar, há uma diferenciação normal de preço devido à localização de bairros e municípios para que haja um melhor engajamento dos clientes. Por outro lado, não se esqueça do seu diferencial em relação aos outros profissionais, não banalize o tratamento.
3. Planejar receitas e despesas
Aqui temos que planejar o futuro da empresa para que ela tenha uma continuidade. Da mesma forma, os investimentos a longo prazo devem incluir gastos com novos materiais, aperfeiçoamento pessoal e até mesmo o crescimento físico da empresa.
4. Definir metas de receitas superiores aos gastos
Quando pensamos em aumentar os lucros temos 2 opções: reduzir despesas ou aumentar o valor cobrado. A falta de análise nesta hora sugere falta de controle e leva a desorganização. Portanto, a clareza de objetivos é fundamental para não ficar no vermelho.
5. Controlar o fluxo de caixa
Acima de tudo, uma planilha do fluxo de caixa, o que entra e sai, feito detalhadamente vai te ajudar a descobrir onde possam existir possíveis erros de gastos. Torna-se uma medida bem realista de onde seu dinheiro está sendo utilizado.
6. Cuidado com os seus estoques
A princípio, não se deve gastar muito dinheiro no começo, precisa trabalhar com um estoque enxuto visto que o dinheiro para pagar por este estoque só vai entrar quando os pacientes pagarem.
Construa uma gestão de estoque que vai permitir com que você tenha uma projeção das necessidades de compras futuras, assim, isso vai te ajudar a organizar o planejamento financeiro da empresa.
7. Tenha uma boa comunicação
Esta é uma medida que tem que ser adotada em qualquer negócio independentemente do tamanho que ele seja. Aqui fala-se sobre a comunicação que vai desde o seu cliente até os negociadores. Portanto, no que diz respeito aos clientes, as redes sociais estão aí para te ajudar a ser conhecido e hoje já não podem mais ser deixadas de lado. Por outro lado, com os negociadores precisa ter um conhecimento prévio do que pretende do seu negócio.
8. Não misture o dinheiro, a receita
As contas pessoais devem ser separadas das contas do espaço de trabalho quando se é um profissional autônomo. Por outro lado, quando você é um empregado passa a ser mais simples porque você vive exatamente com o que você ganha.
9. Formas de captação de dinheiro
Há muitas maneiras de captar recursos financeiros e, então, levantar capital para começar seu negócio.
Aqui, surge um questionamento: Quanto você está disposto a investir em si mesmo?
Você pode utilizar fontes pessoais de dinheiro como:
- Poupança
- Aposentadoria
- Capital de familiares ou amigos
Por outro lado, pode fazer uso de fontes tradicionais de financiamento como empréstimos bancários ou linhas de crédito bancário.
10. Só recorra aos créditos quando não tiver outras opções
Bancos podem oferecer taxas de juros e termos que são surpreendentemente excelentes mas isso está na dependência das garantias que você também pode oferecer.
Saiba mais sobre auriculoterapia e aprenda quais os benefícios que ela pode te entregar, tudo isso em nosso site. Aproveite e acompanhe nossos vídeos no youtube em: https://www.youtube.com/c/LiraneCS.