Como a Auriculoterapia pode ajudar no fortalecimento da nossa Imunidade neste tempo de coronavírus? Em primeiro lugar, muito tem se falado em relação às medidas de prevenção como lavar as mãos com frequência. Não tocar em objetos quando em locais públicos, uso do álcool gel, máscaras, isolamento social.
Mas vamos muito além disto, vamos falar de Imunidade. O nosso organismo tem um mecanismo de defesa preparado para impedir os ataques de patógenos e com isso protege-nos das doenças.
E o que pode interferir neste mecanismo? Por que frente a um agente patógeno alguns ficam doentes e outros não? Porque isso tem a ver com a resposta imunológica. A forma com que cada organismo reage frente a um agente deletério.
A princípio, os sintomas clássicos de imunidade baixa são:
- Cansaço ou fadiga
- Aparecimento de infecções oportunistas
- Queda de cabelo
- Alterações de pele
- Problemas intestinais
- Alteração no padrão de sono
Vamos analisar como melhorar a questão da imunidade através de 3 vertentes:
1. Nutricional
A má alimentação está diretamente relacionada a quadros de infecções e, por consequência, à debilidade do nosso sistema imunológico.
Da mesma forma, frente a estados infecciosos, ocorre um aumento do metabolismo energético para combater o invasor. Por exemplo causando febre, mas o organismo continua perdendo nutrientes essenciais. Assim, a falta destes nutrientes gera uma desnutrição, uma queda do metabolismo energético que em contrapartida afeta aos pouco o sistema imunológico. Da mesma forma, abre-se uma oportunidade para que o patógeno se instale e tenha um crescimento exagerado.
Há diversos alimentos que podem contribuir para fortalecer a imunidade:
- Água – pelo menos 2 litros/dia
- Frutas e verduras – ao menos 400 g/dia segundo a OMS
- Vitamina C através de frutas in natura principalmente
- Vitaminas A, E, ômega 3 e alimentos probióticos que são bons para as bactérias do intestino e que são responsáveis pela produção de 50% das células de defesa do organismo.
- Própolis
- Plantas como alecrim, sálvia, alho, gengibre e o manjericão
- Selênio presente na linhaça, gema de ovo, chocolate amargo
- Vitamina D – essencial para a imunidade – basta 15 minutos de sol diário sem protetor solar
2. Controle do estresse
A vida estressante dos tempos modernos atua fortemente nas glândulas suprarrenais.
O cortisol é um hormônio produzido pelas glândulas suprarrenais e o aumento de sua produção está relacionada a estados de estresse crônico, dentre outros. A produção contínua de cortisol desequilibra totalmente o sistema imunológico. Porque consome nutrientes essenciais como o Zn, Vitamina C e B5. Da mesma forma, reduz a produção de melatonina que afeta a qualidade do sono. Outro fator determinante para o fortalecimento da imunidade.
Acima de tudo, o controle de estresse é fundamental para o fortalecimento imunológico e há muitos meios que o paciente pode buscar para alcançar este controle. Como a meditação, atividade física, lazer e melhorar a qualidade de sono.
3. Exercício Físico
O exercício físico é de extrema importância, quando nós pensamos no correto funcionamento do nosso corpo. Assim, o organismo se torna mais resistente favorecendo o completo ajuste das atividades cárdio-respiratórias e músculo-esqueléticas.
4. Auriculoterapia e Imunidade
Assim, com a auriculo, nós conseguimos estimular pontos no pavilhão auricular buscando o equilíbrio e o bem estar para o indivíduo. Portanto, facilitamos uma resposta positiva frente a diversas patologias sejam físicas ou emocionais.
Na auriculoterapia, nós temos combinações de protocolos que ajudam no fortalecimento do sistema imunológico do paciente. Favorecendo, assim, uma melhor resposta do organismo frente a agentes agressores.
Saiba mais sobre auriculoterapia e aprenda quais os benefícios que ela pode te entregar, tudo isso em nosso site. Então, aproveite e acompanhe nossos vídeos no youtube em: https://www.youtube.com/c/LiraneCS.