Distúrbios da tireoide e como a auriculoterapia ajuda

Os distúrbios da tireoide estão entre os cinco problemas principais que afetam as mulheres, não que este problema seja somente das mulheres. Essa pequena glândula, que está situada no pescoço, é fundamental para uma série de funções e órgãos do corpo humano. Então, é importante que, tanto mulheres quanto homens, estejam cientes do cuidado necessário. Por isso, hoje vamos falar um pouco mais sobre a tireoide e como a auriculoterapia ajuda.

O que é a tireoide?

A tireoide é uma glândula que fica na região do pescoço e faz a produção da secreção hormonal que age em diversas células. Esses hormônios controlam a velocidade com que as funções químicas do corpo são produzidas. Por exemplo, a nossa taxa metabólica, ajuda também a controlar a velocidade de queima de calorias, a velocidade de batimentos cardíacos e até mesmo a temperatura corporal.

Quais alterações a tireoide pode apresentar?

Hipertireoidismo: é o excesso, a ação excessiva da tireoide. Ou seja, a produção a mais de hormônios. Acontece aproximadamente 1 em cada 100 pessoas. O hipertireoidismo traz alguns sintomas. Um deles é a hipertensão arterial, outro é a frequência cardíaca acelerada, as palpitações, a transpiração excessiva, o tremor das mãos, o nervosismo, a ansiedade, a dificuldade para dormir, a perda de peso, a evacuação frequente, às vezes chegando até a diarreia, a tireoide também pode ficar irregular ou parar de repente.

Hipotireoidismo. É o oposto do anterior. Aqui a tireoide que não produz a quantidade suficiente de hormônios. Ela surge devagar e ocorre com mais frequência em mulheres de mais idade. O hipotireoidismo também tem alguns sintomas muito característicos, entre eles, por exemplo: o inchaço dos olhos, as pálpebras caídas, os cabelos mais finos, mais ásperos e mais secos, assim como a pele mais escamosa e mais grossa. 

Às vezes altera um pouco a voz, a fala fica mais lenta. Há constipação, oposto do hipertireoidismo. Sente frio com facilidade. Assim como pode acontecer o formigamento ou a dor nas mãos e a retenção de líquidos. Assim como, a redução da frequência cardíaca, a confusão, o esquecimento, e aqui, há muitas vezes um aumento de peso.

Quais as vantagens de usar a auriculoterapia?

A auriculoterapia é usada em mais de 200 doenças e seus efeitos são muito rápidos. Muitas vezes na primeira sessão já se vê resultado, a sensação de bem-estar. A auriculo também atua como analgésico, anti-inflamatório, ansiolítico, imunomodulador e até mesmo mio relaxante. As possibilidades de se usar esta técnica várias idades é a sua maior vantagem. Em pessoas idosas e em crianças. Assim como, em mulheres, em homens, em gestantes. Também em pessoas com problemas crônicos e agudos. Não se utiliza medicamentos, portanto, não tem o efeito tóxico. Não apresenta os efeitos colaterais, que é o que tanto queremos evitar quando buscamos um tratamento. Então, a auriculoterapia é sim uma opção de tratamento para dar a um paciente.

Pensando no ponto da tireoide e como a auriculoterapia ajuda, quais pontos não podem faltar?

Já que estamos falando de alteração da parte hormonal, como fazer para equilibrar este processo?
O ponto da tireoide é um ponto que não pode faltar. Dependendo do problema, se é hipotireoidismo ou é hipertireoidismo temos diferentes reações. A auriculoterapia vai atuar nos sintomas. Por exemplo, se eu tenho um problema do hipertireoidismo, um excesso vai trabalhar o intestino para a diarreia. Se apresentar um distúrbio do sono, usamos os pontos que vão melhorar a qualidade do sono. Hipófise é um dos pontos que não pode faltar, por quê? Porque ela também vai fazer o equilíbrio da parte hormonal.

Todos esses hormônios estão ligados ao sistema nervoso central, pontos que também não podem faltar. Então os sintomas são trabalhados e não somente a causa, visto que estas são geralmente as queixas de um paciente quando procura um auriculoterapeuta.

Ao se escolher os pontos, já se estará melhorando a qualidade dos cabelos e da pele. Ou seja, trabalhando o equilíbrio do organismo e isso promove a auto cura. Vai melhorar a produção desse hormônio de forma com que o mesmo fique estável. 

Esta é a abordagem da auriculoterapia neurofisiológica e busca o equilíbrio do paciente por ele mesmo. Portanto, é um comando, um estímulo a nível do sistema nervoso central, para que o mesmo se autorregule. 

Se você quer uma explicação mais visual para poder entender melhor os problemas da tireoide e como a auriculoterapia ajuda, clique aqui. Veja o vídeo feito para esse assunto.

Escrito por,

Igor Vicente

Compartilhe

Outros artigos