Quem tem o conhecimento da auriculoterapia tem nas mãos uma ferramenta para ajudar pessoas que estão sofrendo de transtornos mentais como ansiedade, síndrome do pânico e depressão, proporcionando qualidade de vida a estas pessoas.
Às vezes, as pessoas que mais precisam estão ao nosso lado pode ser um vizinho, um amigo, um familiar. Assim, acabamos sendo agentes secretos da auriculoterapia. Então, vamos entender um pouco mais sobre como os impactos da pandemia na saúde mental podem ser minimizados através da auriculoterapia.
Acompanhe essa leitura junto ao nosso vídeo e o nosso podcast clicando nos links em respectivo: vídeo e podcast.
A ansiedade e a depressão são fatores muitas vezes que acabam desencadeando outros problemas como por exemplo a obesidade, pois a pessoa ansiosa pode comer desenfreadamente . Sendo assim, é importante ter atenção para poder intervir nos primeiros sintomas.
O que é importante verificar é que as crianças e adolescente estão fazendo algo que nunca fizeram outrora, estão fazendo aulas online, elas não estavam preparadas para isso, assim como os professores. Mas as crianças e adolescentes, como estão em desenvolvimento, estão perdendo a oportunidade do contato interpessoal com os colegas de classe e outras pessoas diferentes. Então estão cada dia mais fechados e não têm como externar muitas vezes. Por isso há que se observar qualquer manifestação que se assemelhe a uma depressão, ansiedade e não achar que é “frescura” e “ não dar bola”. É preciso os pais e responsáveis estarem atentos e agir aos menores sintomas para que o tratamento seja eficaz.
Sintomas que podem significar sinal de alerta nas crianças e adolescentes.
O isolamento pode causar transtornos psiquiátricos. Fique atento com:
- Alteração do sono;
- Alteração de humor;
- Hábitos alimentares – Perda ou excesso de apetite;
- Perda de interesse pelas brincadeiras;
- Contato social;
- Alteração no comportamento (ansiedade, tristeza, agressividade e desinteresse pelas atividades habituais);
- Dificuldade de concentração.
Ansiedade
Dentro de um nível ela é aceitável, mas ela pode se tornar patológica.
Quando ela se torna patológica?
- Quando fica exagerada ou desproporcional;
- Interfere na qualidade de vida;
- Não sai de casa;
- Isola-se completamente;
- Afeta o desempenho profissional, as relações sociais;
- Alteram o estilo de vida e o padrão alimentar;
- Uso exagerado de medicamentos, álcool e cigarro.
- Desencadeia modificações fisiológicas e hormonais
Se você se reconhece nesses sintomas, fique alerta e busque ajuda.
Sinais físicos do estresse e da ansiedade:
- taquicardia;
- formigamento;
- dificuldade de respiração;
- dor muscular;
- dor de cabeça;
- insônia;
- alteração do apetite;
- problemas gastrointestinais;
- queda de cabelo;
- alterações da imunidade;
- infecções;
- cansaço;
- problemas de pele;
- falta de memória;
- dificuldade de concentração e atenção;
- pensamentos intrusivos e negativos;
- sudorese excessiva;
- dor ou frio no estômago;
- boca seca;
- extremidades frias;
- aumento dos batimentos cardíacos;
- respiração ofegante;
- tremores;
- hipertensão;
- desarranjo intestinal
Não há como tratar o paciente apenas com um ponto somente relacionado ao sintoma, é necessário descobrir a etiologia, qual a base desse problema. Então, quando uma pessoa tem esses sintomas o melhor a se fazer é descobrir, com a anamnese, se ela tem algum outro problema associado, para poder tratar da melhor forma.
Isso porque o ideal é não dar importância a eles quando se iniciam, neutralizá-los, respirar e focar em pensamentos e ações positivas.
Sinais psicológicos
- Sensação de insegurança;
- Insônia;
- Angústia;
- Desesperança;
- Medos;
- Alterações do humor;
- Irritabilidade;
- Intolerância;
- Agressividade;
- Frustração;
- Desmotivação;
- Apatia;
- Agitação.
Então, agora que nós estamos todos confinados e convivendo diariamente e mais tempo com as pessoas que antes nós convivíamos somente nos finais de semana ou poucas horas do dia.
O problema quando nos tornamos irritáveis, intolerantes, tornamos o ambiente da casa tóxico e pesado. Por isso precisamos assumir o autocontrole.
Uma das maneiras de você “afiar seu machado” é estudar, começar o curso de auriculoterapia, por exemplo. Ou seja, agora é a hora de começar algo novo.
E para quem já iniciou, já está na área e tem um paciente precisando de apoio por ter um quadro com esses sintomas, então é a hora de passar a energia para o paciente de que as coisas irão mudar e que tudo passará. Ou seja, que ele deve continuar caminhando, ter esperança, acreditar que somos mais fortes do que isso. Mas muitas vezes eles não tem nada para falar, não têm nada para ouvir. Bem como, algumas pessoas perderam o emprego. O luto é necessário, mas é preciso seguir em frente. Então, quem sabe essa é a chance que o destino te deu para você encontrar um outro caminho, uma outra direção, ser feliz, ser realizado?
Assim, quando algo ruim acontece precisamos ver o outro lado. Quem sabe não é a chance de uma nova escrita da sua própria história? Ou começar a analisar: eu deixei o meu futuro ficar na mão de uma pessoa que simplesmente me mandou embora, não simplesmente por maldade mas porque também não teve alternativas e agora entrei em depressão? Então, você precisa ter um plano B. Não deixe seu futuro assim na mão de uma pessoa, pense bem.
Como podemos ajudar?
Muita gente perdeu pessoas queridas. Não é fácil lidar com a perda.
E quando há alguém que depende de você tudo muda, então nós começamos a dar importância à vida, às pessoas ao nosso redor, a cuidar das pessoas, a ter o olhar de terapeuta, de empatia. Bem como, de acolher, de tratar e de transformar. É o lema, a trilogia do profissional fora da curva. Então, fique presente para isso o tempo todo. Por isso, nós somos mais fortes e somos chamados a sermos terapeutas nesse momento. Acima de tudo, nós lidamos com as frustrações dos pacientes e com as nossas próprias frustrações. Assim, lidar com as frustrações e a dor, tanto as nossas quanto com as do próximo não é fácil. Mas você está nessa jornada comigo e para ser um profissional fora da curva, cada vez mais temos que saber lidar com isso.
No caso da desmotivação, você acha que todo mundo acorda feliz da vida querendo uma vida esplêndida?
Eu gostaria que você buscasse sua vida esplêndida e o seu melhor a cada dia, mas nem sempre isso faz parte da nossa rotina. Estou aqui todos os dias lembrando vocês no Projeto Oito em Ponto, mas não é fácil, porque além de lembrar você eu lembro a mim. Então eu comecei com isso porque eu quero ser lembrada. Aí eu pensei: se eu vou lembrar a mim, por quê não trazer mais gente para pensar nessa vida fora da média, fora da curva?
Nós podemos fazer esse grupo ficar forte, usar, assim, como um mantra realmente. Assim, buscar isso com toda a nossa força.
Apatia: não ter vontade para nada. Agora que isso está melhorando. Portanto, o que eu quero chamar atenção é para os idosos e para as crianças que ainda estão em casa.
Outros problemas que estão relacionados com a ansiedade:
- Diabetes
- Pressão alta
- Hipertireoidismo
- Problemas cardíacos
- Perda da libido
- Asma e DPOC
- Depressão
Antidepressivos
Efeitos colaterais
Quando trago os efeitos colaterais dos medicamentos não é para você serem especialistas em medicamentos. A ideia é que os pacientes, na hora da consulta, quando relatarem os sintomas, vocês saberem se esses sintomas são efeitos colaterais do(s) medicamento(s) que o paciente está tomando, ou seja, pode não ser efeito do problema e sim do medicamento.
Reações mais comuns:
- Queda da pressão;
- Constipação (com constipação ele deixa de produzir dopamina e serotonina, neuro hormônios da alegria, do bem estar e do prazer. Então, aí há um contra senso, eu começo a ter um problema grave que é a depressão e o medicamento começa a dar efeito colateral que paralisa o intestino e paro de ter o intestino funcionando, o que gera um ciclo vicioso.)
- Taquicardia
- tonturas
- Sudorese
- Sedação
- Ganho de peso
- Tremores
- Cefaleia
- Náusea
- Diminuição do apetite
- Perda da libido
- Insônia
- Nervosismo
Ansiolítico
Efeitos colaterais
- Dependência
- Abstinência
- Efeito rebote
- Problemas de memória e concentração
- Fadiga
- Sonolência
- Perda da coordenação motora
Quem tem a visão clara que quer ser auriculoterapeuta, então lembre que tem gente pedindo socorro. Por isso quero que você grave, que a nossa missão é acolher, tratar e transformar. Esses são os três pilares que eu considero que a auriculoterapia neurofisiológica está alicerçada, portanto, esse é o nosso alicerce. Ou seja, nós não estamos aqui para colocar meia dúzia de pontos, nós não estamos aqui para sermos agentes secretos da auriculoterapia. Assim, nós estamos aqui para acolher o nosso paciente, as pessoas que sofrem, para tratar e transformar.
Se lembre disso. Isso tudo que está, porque nós vamos superar juntos. A pandemia veio e ninguém pode mudar isso, mas eu posso mudar como eu encaro a pandemia e posso pensar no que eu posso fazer para transformar a vida das pessoas que estão ao nosso lado. Ou melhor, o que nós podemos fazer para, então, tornar as vidas dos nossos pacientes melhor.
Assim, agora vou indicar algumas sugestões que você poderá passar prontamente para seu paciente.
Sugestões práticas
- Respiração profunda e vagarosa
Inspire e Expire em tempos, por exemplo, inspire contando até 6, prenda o ar contando até 4 e solte o ar devagar também contando até 4. É uma maneira de equilibrar a respiração. Assim, ao fazer este ato de inspirar profundamente, prender e expirar devagar, o corpo entra em coerência cardíaca. Já que os batimentos cardíacos ficam mais regulares junto com a respiração.
- Realizar atividades relaxantes
Principalmente antes de dormir. Já que o horário de dormir não é hora de brincadeiras agitadas com as crianças, opte por brincadeiras mais leves. Assim, uma prática legal é jogar dominó ou STOP. Então, tire o celular das crianças, da tv, videogames e opte por estar junto.
Então, afaste-se das notícias catastróficas
Se mantenha atualizado mas não fique o dia inteiro ouvindo e vendo notícias catastróficas. Ou seja, foque no que você tem controle.
- Procure ter um hobbie (leitura, idiomas, trabalhos manuais)
- Atividade física é fundamental
Vá em lugares que estão vazios para espairecer. Se não pode sair, ande dentro de casa mesmo.
- Tenha rotinas – organize seu dia
- Procure ter boas noites de sono
Alguns estudos científicos sobre auriculoterapia e ansiedade:
Revista Cubana de Enfermaria: http://www.revenfermeria.sld.cu/index.php/enf/article/view/596/90
Escola de Enfermagem na USP:
https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342012000500023#:~:text=A%20auriculoterapia%20com%20os%20pontos,Descritores%3A%20Estudantes%20de%20enfermagem.
Pontos de auriculoterapia para ansiedade
- Dupla da ansiedade posterior;
- Coração (contraindicado para hipotensos);
- Dupla da ansiedade/
- Ansiedade anterior;
- Sistema Nervoso Central;
- Sistema Nervoso Autônomo (equilíbrio do simpático e parassimpático) ;
- Diafragma (auxilia na respiração);
- Alegria;
- Vago;
- Psiquismo;
- Intestino grosso (o intestino grosso como segundo cérebro, libera neurotransmissores da alegria, bem estar e prazer);
- Fígado energético (no caso de raiva, irritabilidade);
- Suprarrenal (equilibrar o cortisol)
OBS: Não é necessário colocar todos. Mas, é preciso fazer uma anamnese do paciente para conhecer bem o paciente e colocar os pontos necessários.