Quando você está com alguma dor, a primeira coisa que vem à cabeça é se livrar da dor. E a primeira ação que você tem é tomar um remédio? Aqui em casa, antes da auriculoterapia, meus filhos pediam remédio quando estavam com dor, agora me pedem para fazer auriculoterapia. Isso é um ponto de virada, é quando você deixa de optar pelo mais fácil e opta pela saúde, você opta por trazer uma qualidade de longo prazo. Por isso, hoje vamos falar sobre “Como tratar doenças sem medicamentos”.
Quem não quer aprender a tratar uma doença sem estar refém de medicamentos? Muita gente quer, a maioria não vai pedir para fazer auriculoterapia. Há muitos relatos de alunos sobre o tratamento com auriculoterapia, cujos pacientes não estão usando nenhum medicamento.
Infelizmente hoje, para cada sintoma que sentimos, há uma nova droga surgindo no mercado. Você já imaginou se para cada dor você tomar um comprimido?
O que você entende sobre doença?
Doença é um conjunto de sinais e sintomas específicos que afetam um ser vivo e que alteram seu estado normal de saúde.
Sabemos o que é doença e o que é saúde?
A Organização Mundial da Saúde, em 1946, definiu saúde como completo bem-estar físico, mental, social e não apenas como ausência de doenças ou enfermidades. Então, ter saúde, vai além da ausência de doenças, porque leva em consideração não apenas o bem estar físico, mas também o mental e o social. Quando buscamos saúde na medicação, esquecemos que essa droga traz dois problemas:
1) Dependência: faz com que as doses aumentem periodicamente, ou seja, o organismo se acostuma com a dose do medicamento e muitas vezes é necessário aumentar a dose ou trocar de medicamento.
2) Efeitos colaterais: podem causar danos inesperados e muitas vezes, piores do que a própria doença.
Quando você trata alguém sem usar medicamentos, você está rompendo um paradigma.
Você atende pacientes que tomam 10, 15 comprimidos por dia? Estamos invertendo isso com a auriculoterapia e eu não sou contra medicamentos, sei que tem muitas situações que eles são essenciais, mas também sei que os excessos e uso desnecessário traz muito mal para as pessoas.
O Brasil é um dos maiores consumidores de medicamentos do mundo. Isso é muito triste, porque não sabemos o que isso vai representar no futuro para essas pessoas.
Pela experiência que eu tenho, já vi pessoas utilizarem medicamentos durante longos períodos sem os resultados que muitas vezes se consegue em sessões de auriculoterapia.
Por isso é tão importante divulgar a auriculoterapia. Quantas pessoas poderiam ter buscado tratamento com auriculoterapia e ter uma vida muito mais saudável sem efeitos colaterais? Dores que poderiam ser tratadas com auriculoterapia, mas essas pessoas não sabiam sobre a auriculoterapia. De quem é a responsabilidade? A quem cabe mostrar essa realidade? Cabe a nós, auriculoterapeutas.
Vou citar alguns números para você entender contra quem estamos lutando, o porquê desse movimento em prol da valorização da auriculoterapia.
Segundo informações da Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa, só no Brasil, o mercado farmacêutico deve movimentar R$ 40 bilhões de dólares em 2023. Então, apenas por esse número você pode compreender o tamanho desse mercado.
Essa informação é para percebermos o tamanho da nossa luta. Muitos alunos estão tendo excelentes resultados, muitas vezes em uma só sessão e sem nenhum medicamento. É possível.
Quando você olha um resultado, você percebe o poder da auriculoterapia e pode lembrar que tem alguém que você conhece precisando do mesmo. A auriculoterapia possibilita o tratamento de si mesmo e dos seus pacientes.
Quando eu olho os resultados de alunos que eu nem tinha imaginado que seria possível, isso me empodera para falar cada vez mais da auriculoterapia e mostrar que é possível sim.
O que eu quero mostrar é que a auriculoterapia pode mudar sua vida.
O que é a auriculoterapia neurofisiológica? O que ela trata? Em que situações eu posso utilizar?
A auriculoterapia é um recurso terapêutico natural, tem uma base dentro da acupuntura, utiliza pontos localizados no pavilhão auricular, estimulando um reflexo dos pontos no sistema nervoso central. Esses pontos que estão previamente mapeados, correspondem às partes do nosso corpo, por isso ela é considerada uma terapia reflexa, ela utiliza reflexologia, como se eu tivesse no pavilhão auricular, um microssistema. É o todo representado na parte do meu corpo. Nesses pontos estimulados, vou mexer com as funções do corpo, dos órgãos, enviando impulsos ao meu cérebro que desencadeiam uma série de fenômenos físicos liberando neurotransmissores: dopaminas, encefalinas, que são responsáveis pelo reequilíbrio do corpo, das nossas funções. Esses efeitos terapêuticos são explicados, porque há inervações periféricas no pavilhão auricular e essas inervações vão agir na interferência neural, que vai agir no tronco encefálico, no tálamo, nas estruturas do meu cérebro.
Em quais situações eu vou oferecer resultado para meus pacientes?
Há centenas de estudos comprovando a eficácia da auriculoterapia.
Com a auriculoterapia posso tratar dores em geral, vícios, problemas emocionais, efeitos colaterais da quimioterapia, os danos causados pelo câncer e outras doenças. A Organização Mundial da Saúde reconhece as práticas integrativas desde 1978, inclusive recomenda a inserção dela no Sistema Público de Saúde dos países membros da OMS.
O que são práticas integrativas?
São tratamentos nos quais são utilizados recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais e naturais, para prevenir e tratar doenças. Tanto a acupuntura, quanto a auriculoterapia fazem parte dessas terapias integrativas.
Segundo diretrizes da Organização Mundial da Saúde, o Ministério da saúde aprovou, em 2006, a Portaria 971 que regulamenta a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares – PNPICs integradas ao SUS. Além disso, o Conselho Nacional de Saúde – CNS recomendou a divulgação das práticas integrativas até mesmo para tratamento do COVID, demonstrando um enorme conhecimento da técnica.
A partir daí, muitas pessoas começaram a conhecer e a procurar que passou a ser aplicada, não apenas no tratamento de doenças, mas também na prevenção delas. A técnica passou a ser altamente difundida e hoje é praticada em mais de 80 países. Hoje existem mais de 5 mil artigos científicos publicados na internet, em revistas especializadas na área da saúde.
Quem pode utilizar a auriculoterapia?
Essa técnica apresenta excelentes resultados.
Profissionais da saúde podem atuar dentro da sua própria área. quais são esses profissionais da saúde? Médicos, farmacêuticos, psicólogos, enfermeiros, terapeutas, cirurgiões dentistas, massoterapeuta, fisioterapeuta, fonoaudiólogos e outros.
A auriculoterapia pode atuar nas áreas dos profissionais de saúde. Todos os profissionais que atendem pacientes são profissionais da saúde e buscam o quê? Melhorar a performance, resultados. Profissionais como coaches e educadores físicos também podem usar a técnica para melhorar a performance, a concentração e a memória dos seus pacientes. Todos eles podem oferecer benefícios para os seus pacientes. Por que? Porque a partir do momento em que utilizo essa técnica que melhora noites de sono, reduz o estresse, reduz os quadros de dores, eu posso atuar nessas áreas.
Já pensou tratar todas essas doenças sem medicamentos, sem efeitos colaterais, sem correr o risco do remédio vencer ou acabar, ou não estar com eles em uma viagem, por exemplo? A auriculoterapia também pode ser aplicada em gestantes, lactantes, crianças, idosos.
A auriculoterapia só pode ser aplicada por profissionais da saúde? Não. Não importa se você é ou não da área da saúde, o que importa é se você quer ou não aprender a técnica. Quantas pessoas você conhece que você pode ajudar?
Você não precisa se preocupar com a falta de pacientes
- No Brasil, 30 milhões de pessoas sofrem de enxaqueca.
- Insônia, são 73 milhões de brasileiros
- 19 milhões de brasileiros sofrem de ansiedade
- 12 milhões de brasileiros sofrem com depressão
E essa demanda, infelizmente, só aumenta. Muitas pessoas não buscam porque não conhecem, por isso precisamos de profissionais para tratá-los.
Quanto vale para uma mãe ajudar sua filha com bronquite, por exemplo, só com a auriculoterapia?
Precisamos lembrar que, durante a pandemia, tínhamos medo de ir aos hospitais. Com a auriculoterapia em mãos não seria preciso. Você pode fazer a diferença.
Saiba mais sobre auriculoterapia e aprenda quais os benefícios que ela pode te entregar, tudo isso em nosso site. Aproveite e acompanhe nossos vídeos no youtube em: https://www.youtube.com/c/LiraneCS.