Como atuar com a auriculoterapia de forma a ter o seu espaço? Como transformar seu amor pela auriculoterapia em um negócio? Ou atuar com a técnica na sua prática diária: se você é fisioterapeuta, enfermeira, médico, dentista, ou educador físico? Como eu consigo utilizar essa técnica na minha profissão e na minha carreira?
- De acordo com os dados de pesquisa do Google 2021, a busca “como iniciar um negócio” superou “como conseguir um emprego”
- A pandemia apresentou muitas oportunidades para aqueles que desejam empreender.
- Para as mulheres essa realidade bateu à porta quando seus maridos perderam o emprego e aquelas que podiam exercer uma profissão assumiram a casa.
- O Brasil é o sétimo país com maior número de mulheres empreendedoras no mundo.
- Segundo o SEBRAE, dos 52 milhões de empreendedores no país, 30 milhões são mulheres.
- As mulheres representam 48% do total de MEI
- A preferência delas é pelos segmentos de beleza, moda e alimentação
O que é empreendedorismo?
Empreender significa criar um negócio voltado para a comercialização de um produto ou para a prestação de um serviço, transformando realidades, gerando renda e proporcionando realização profissional e pessoal.
Existem algumas características do empreendedor:
- autoconfiança;
- saber lidar com incertezas e frustrações (resiliência);
- ser criativo e ter capacidade de imaginar;
- saber ouvir e estar sempre em busca de feedback
- ter habilidades de comunicação
Quem é o profissional autônomo?
- É aquele que trabalha por conta própria e não tem vínculo empregatício com nenhuma empresa
- Tem a oportunidade de trabalhar com o que realmente ama
- Autonomia na execução das tarefas
- Possibilidade de trabalhar em casa, perto de casa ou atendendo em domicílio
- Não está sob as ordens de ninguém
- Os lucros da sua empresa são só seus
- Possibilidade de tratar pessoas, retirar a dor e devolver a qualidade de vida
- Parou para pensar que na área da saúde sempre haverá demanda?
7 dicas do Flávio Augusto para empreender:
- Tenha ambição – essa fome de realização nos permite fazer o que deve ser feito e superar os enormes desafios do empreendedorismo. Nosso apetite transforma nossas vidas e o mundo.
- Aprenda e dedique tempo a aprender a vender, aplicando a tecnologia a seu favor para divulgar o seu negócio.
- Saiba como precificar seu serviço, pois vender mais barato não é necessariamente sinônimo de vender mais, e vender mais não é sempre sinônimo de ganhar mais.
- Conquiste um posicionamento entregando maior valor agregado ao seu paciente.
- Invista em atualização. Em um mundo cada vez mais competitivo, ter um serviço único te dará mais chances de cobrar mais por ele, aumentando sua margem e o retorno.
- Não seja um alienado mas substitua as notícias tóxicas do cenário político e econômico por coisas positivas.
- Não tenha medo de trabalho duro
Tem mercado de trabalho na auriculoterapia?
Matéria: Mercado de terapias alternativas em alta
Afirmo para vocês que tem sim. É possível transformar seu amor pela auriculoterapia em um negócio, pois as pessoas estão buscando hábitos de vida mais saudáveis.
- O mercado das terapias integrativas está em plena expansão
- Dados do Ministério da Saúde apontam que somente no SUS, em 8 anos, o número de atendimentos em terapias alternativas e complementares cresceu 670%
- E a auriculoterapia tem despontado nessas terapias, chamando a atenção em razão de seus resultados rápidos e por possibilitar ao terapeuta trabalhar de várias formas: atendendo em seu consultório, atendendo na casa do paciente ou em parcerias com clínicas, spas e hotéis.
Por que empreender na auriculoterapia?
Matéria: Auriculoterapia é considerada uma das carreiras do futuro
7 dicas para começar na auriculoterapia
1.Ter um negócio pelo qual você é apaixonado aumenta as chances de sucesso.
Começar um negócio é como ter um bebê: requer planejamento, preparação e dedicação.
Haverá altos e baixos, mas se existir paixão pelo que está sendo feito fica mais fácil superar os momentos difíceis. A paixão que te faz sair da cama de manhã e os resultados dos seus pacientes abastecem esse fogo.
2. Busque conhecimento sempre
Uma das chaves para ser um empreendedor é conhecer sua área de atuação para ser um auriculoterapeuta de resultado.
Atenção com a burocracia (contactar contador/advogado facilita), pois isso caminha em paralelo.
3. Comece devagar mas pense grande
Aproveite os contatos que você tem, um negócio que você já tem para dar início nos atendimentos de auriculoterapia, mas sempre pensando em ampliar essa rede
As parcerias e a divulgação são a espinha dorsal para um empreendedorismo saudável.
4. Invista em soluções criativas
Atendimento em domicílio, propor atendimentos na escola de futebol do seu filho, em igrejas, creches e asilos, primeira consulta gratuita, nichar seu público (saúde da mulher, criança, idoso, atleta, etc)
- Entenda o processo
Atender pacientes, estudar, estar atualizado faz parte de um processo que vai te permitir alcançar suas metas profissionais e financeiras. Esteja preparado e não pule etapas! Nenhum empreendimento bem-sucedido foi construído dentro da zona de conforto. - Controle suas contas
Na auriculoterapia existe uma entrada diária de dinheiro, muitas vezes em espécie, o que pode “iludir” o profissional num primeiro momento.
Ele pode estar ganhando em uma semana o que não costumava ganhar no mês inteiro, mas não pode esquecer de separar esses ganhos para gastos pessoais, reinvestimento no seu negócio como compra de equipamentos novos e cursos, etc. - Fique atento às oportunidades do mercado
Os empreendedores precisam estar atentos às movimentações do mercado, boas opções que podem trazer vantagens no longo prazo.
Estar atento com abertura de linhas de crédito pelo governo, preços de salas comerciais para locação/ venda, novos locais de parceria, datas comemorativas, porque sempre podem render boas campanhas de marketing e bons negócios.
Auriculoterapia de Sucesso – Acolher, tratar e transformar
Dentro do Auriculoterapia de Sucesso, nossa formação, sempre reforçamos o : acolher, tratar e transformar. É uma visão que eu quero sempre trazer, pois não quero que as pessoas pensem que apenas colocar pontos na orelha vai resolver o problema. O paciente poderá até sentir um alívio, mas não é um tratamento. Tratamento é quando você vê o seu paciente como um todo. A auriculoterapia é uma técnica, mas tem muito mais além. Precisa de pontos na orelha? Sim. Precisa pensar na auriculoterapia? Sim. Eu preciso conhecer também o paciente. Você precisa conhecer a doença que ele está trazendo para você. Somente colocar pontos não te qualifica como auriculoterapeuta, qualquer pessoa pode fazer. O que te qualifica como um profissional fora da curva? O ir além. Então, não se resuma a meia dúzia de pontos. Vá além. O acolher, tratar e transformar é porque você vai trazer o seu paciente para você investigar realmente o que está acontecendo com ele. É acolher, ter empatia, ouvir o que ele está dizendo, anotando e pensando. Ou, se você não sabe, buscando informações, aí sim vou tratar, mas não comente auriculoterapia.
Vou dar um contexto da vida dele, faço uma ressignificação de tudo isso, aí sim vamos transformar uma vida. E com certeza tudo que você fizer irá transformar, porque você vai trazer resultado para o paciente. Os resultados farão com que você vá cada vez mais longe, e assim transformar seu amor pela auriculoterapia em um negócio
Saiba mais sobre auriculoterapia e aprenda quais os benefícios que ela pode te entregar, adquira agora mesmo o meu treinamento Ponto a Ponto para iniciar a sua jornada. Acompanhe nossos vídeos no YouTube.