Ansiedade é um fenômeno que ora nos beneficia, ora nos prejudica e dependendo das circunstâncias ou intensidade, pode se tornar patológica. A ansiedade estimula o indivíduo a entrar em ação, porém, quando em excesso, faz exatamente o contrário, impedindo reações. Mas, o que a Auriculoterapia pode fazer pelo seu paciente com ansiedade?
Matéria da Organização Panamericana de Saúde destaca: A pandemia de COVID-19 desencadeia aumento de 25% na prevalência de ansiedade e depressão em todo o mundo
Outras definições de ansiedade: aflição, angústia, perturbação do espírito causada pela incerteza ou perigo. A ansiedade faz os indivíduos saírem da zona de conforto. No entanto, quando se torna tóxica há uma hiperativação da adrenal, liberando mais adrenalina, noradrenalina e cortisol, fazendo com que o corpo entre em estado de alerta e pode despertar sensações físicas.
Sintomas da Ansiedade
Mentais:
- Preocupações;
- Tensões;
- Medos exagerados (a pessoa não consegue relaxar ou dormir);
- Sensação contínua de que um desastre ou algo muito ruim vai acontecer;
- Preocupações exageradas com saúde, dinheiro, família ou trabalho;
- Medo extremo de algum objeto ou situação em particular;
- Medo exagerado de falar em público;
- Falta de controle sobre os pensamentos, imagens ou atitudes, que se repetem independentemente da sua vontade;
- Estresse pós traumático.
Físicos:
- Palpitação;
- Formigamento;
- Insônia;
- Dor de cabeça
Quando eu penso na ansiedade, eu também posso desenvolver outros problemas. Ela vai alterando o metabolismo e se eu não resolvo, o problema cresce, afetando áreas mais frágeis do organismo, que pode ser o estômago ou a articulação temporomandibular, entre tantos outros.
Pontos para ansiedade:
- Ansiedade;
- Coração;
- Diafragma;
- Vago.
Lembrando que não é necessário colocar todos os pontos no seu paciente, pois corre-se o risco de dopá-lo.
O ponto do Sistema Nervoso Autônomo (faz parte dos 3 pontos principais) trabalha o sistema simpático e parassimpático. Sendo assim, ele equilibra o sistema e alivia a ansiedade. Por isso dizemos que “menos é mais” na auriculoterapia.
O ponto do vago também tem toda a parte de inervação e controle do sistema gastrointestinal. Sabe quando o paciente fica nervoso, vai fazer uma prova, uma viagem? Ele começa a ficar nervoso e tem sudorese, enjoo, vômito, diarreia e o vago pode atuar muito bem nesses sintomas. Diafragma, por sua vez, vai aliviar a opressão torácica, o aperto no peito.
Esse distúrbio que se tornou tão comum durante a pandemia está afetando até mesmo jovens e crianças. A auriculoterapia pode atuar na ansiedade de seus pacientes de forma rápida e sem o uso de medicamentos, o que se revela uma excelente vantagem.
Imagine por exemplo um atleta antes de uma competição, um professor antes de uma palestra ou um médico antes de uma cirurgia que, em razão da ansiedade, resolvem fazer uso de medicamentos com efeitos colaterais como náuseas, vômito ou mesmo sonolência, como atuarão em suas atividades?
Você tem uma ferramenta que pode fazer grande diferença no dia-a-dia dos seus pacientes.
Saiba mais sobre auriculoterapia e aprenda quais os benefícios que ela pode te entregar, adquira agora mesmo o Atlas da Auriculoterapia de A a Z, e o meu Curso Auriculoterapia na Ansiedade e na Depressão. Acompanhe nossos vídeos no YouTube.