Dia 25 de maio é considerado o dia Mundial da Tireoide. Segundo estimativas, cerca de 1 bilhão e 600 milhões de pessoas podem apresentar algum distúrbio da tireoide, sendo que 1 em cada 8 mulheres desenvolverá o problema durante a vida. No texto de hoje falo sobre a Auriculoterapia Neurofisiológica nos distúrbios da tireoide. Continue lendo.
Características:
Tireoide vem dos termos gregos “tireos” (referência ao escudo das tropas romanas), e “oide”, que significa “em forma de”. É uma das maiores glândulas do corpo humano, com 5cm de diâmetro e com peso aproximado de 15 a 25 g (no adulto), em forma de borboleta localizada na parte inferior do pescoço, abaixo do pomo de Adão.
Essa glândula é controlada pela hipófise, uma pequena glândula localizada na base do cérebro.
A hipófise produz o hormônio estimulante da tireóide (TSH), que induz a tireoide a produzir os hormônios T3 e T4.
A tireoide exerce muitas funções e está relacionada com diversas áreas:
- Metabolismo
- Fertilidade
- Peso
- Memória e Concentração
- Humor e Controle emocional
- Regulação dos ciclos menstruais
- Armazenamento e a utilização de iodo e cálcio
Um importante efeito do hormônio tireoidiano é promover o crescimento e o desenvolvimento do cérebro durante a vida fetal e nos primeiros anos de vida pós natal. Os efeitos do hormônio tireoidiano no crescimento se manifestam principalmente em crianças.
Os hormônios da tireoide são essenciais para o crescimento, desenvolvimento neuronal, reprodução e regulação do metabolismo energético e desequilíbrios hormonais ativam o eixo hipotálamo – hipófise – tireoide e causam grandes problemas à saúde.
Inervação: a tireoide é inervada pelo nervo vago, derivada dos gânglios simpáticos cervicais superiores, médios e inferiores. Essas fibras nervosas são vasomotoras, ou seja, causam constrição dos vasos sanguíneos.
Quando envelhecemos, a tireoide encolhe e fica em uma posição inferior no pescoço e pode ocorrer uma leve redução na concentração do hormônio T3.
Hormônios da tireoide:
Tiroxina (T4), tri-iodotironina (T3) e calcitonina (importante para o metabolismo do cálcio)
Grande parte do T4 é convertido em T3
Os hormônios tireoidianos controlam:
- A velocidade das funções químicas do corpo
- A temperatura corporal
- A velocidade dos batimentos cardíacos
- A velocidade pela qual a pessoa queima calorias
Secreção hormonal insuficiente pode reduzir o metabolismo basal em 50% e em excesso pode dobrar o metabolismo.
Tireoidite:
Inflamação da tireoide que pode ser causada por infecções virais, autoimunidade ou intoxicação por medicamentos. Pode se manifestar de forma aguda ou crônica
Principais sintomas:
Dor na tireoide
Dificuldade de engolir
Febre e calafrios
Câncer de tireoide:
O câncer na tireoide é uma condição rara e a falta de sinais da doença pode fazer com que fique despercebida até o tumor alcançar um tamanho considerável.
Alguns sinais relacionados ao câncer da tireoide são:
- Presença de nódulo, percebido com o toque;
- Dor na região do pescoço e garganta;
- Rouquidão e mudança de voz;
- Emagrecimento;
- Inchaço dos gânglio do pescoço
Diagnóstico:
A partir de um tumor maligno de crescimento dentro da glândula da tireoide, possui excelentes perspectivas de tratamento. Os nódulos grandes são percebidos pela dificuldade em engolir e da sensação de um caroço na garganta. Geralmente, o câncer de tireoide é descoberto pelo próprio paciente através do autoexame. A ultrassonografia pode detectar nódulos na tireóide. A intervenção cirúrgica é indicada para remoção dos nódulos, e são grandes as chances de cura para o câncer de tireoide e para os problemas relacionados com os nódulos benignos.
Diante do exposto, por que a auriculoterapia se revela uma excelente oportunidade para quem deseja atender pacientes? Você cuidar da alimentação, você cuidar do seu sono. O horário do reequilíbrio da tireoide é 1h da manhã. Para equilibrá-la, precisa estar na fase 3 do sono.
A auriculoterapia poderá auxiliar no equilíbrio da tireoide e da hipófise. Que pontos você pensaria para equilibrar o hormônio da tireoide, independente do distúrbio?
Os pontos essenciais são:
Tireoide
Hipófise
Glândulas endócrinas
Vago
Saiba mais sobre auriculoterapia e aprenda quais os benefícios que ela pode te entregar, adquira agora mesmo o Atlas da Auriculoterapia de A a Z, e o meu treinamento Ponto a Ponto para iniciar a sua jornada. Acompanhe nossos vídeos no YouTube.