O coração na visão da Auriculoterapia Neurofisiológica

A auriculoterapia neurofisiológica, assim como outras práticas integrativas, vê o paciente como um todo. Quando eu associo técnicas naturais ao que eu já faço, eu potencializo o resultado. Além de potencializar o resultado, outra vantagem é a diferenciação no mercado de trabalho. No texto de hoje, quero falar sobre o coração na visão da Auriculoterapia Neurofisiológica.

Sobre o coração

O coração é o músculo mais importante do corpo. Juntamente com os vasos sanguíneos, constituem o sistema cardiovascular.
O coração bombeia o sangue para os pulmões para que ele possa receber oxigênio e depois bombeia o sangue rico em oxigênio para o corpo. 

O sangue que circula nesse sistema distribui oxigênio e nutrientes para os tecidos do corpo e retira produtos residuais (como o dióxido de carbono) dos tecidos

Função do coração

Coração é um órgão muscular que, por meio da sua contração, garante o bombeamento do sangue para as diferentes partes do corpo. 

O bombeamento do sangue é fundamental para que os nutrientes e oxigênio cheguem às células e que os resíduos do metabolismo sejam levados até locais adequados para sua eliminação. 

Características do coração

Está localizado na parte inferior do mediastino médio. Encontra-se na cavidade torácica, mais precisamente na região posterior ao osso esterno e acima do músculo diafragma. 

Tem o tamanho aproximado de uma mão fechada, possui um formato de cone invertido e pesa cerca de 300g. 

É formado principalmente por tecido muscular estriado cardíaco, que se caracteriza por apresentar contração involuntária. O coração realiza contrações e relaxamentos que seguem ritmo cíclico.
A contração (sístole) garante o bombeamento de sangue, enquanto o relaxamento (diástole) permite que as câmeras encham-se de sangue. 

Caminho da circulação sanguínea

Veja na figura abaixo, o caminho da circulação do sangue no coração. 

O coração na visão da Auriculoterapia Neurofisiológica

Em uma pessoa saudável, o coração bate em média 70 a 80 vezes por minuto.
Ele bombeia cerca de 74 mil litros de sangue por dia. 

O sangue arterial é oxigenado pelos pulmões e distribuído pelo coração para o corpo. 

O sangue venoso, rico em gás carbônico, retorna ao coração. 

 

As três camadas do coração

Endocárdio: é a camada mais interna e reveste as cavidades internas do coração

Miocárdio: é a camada médio e a mais espessa, sendo a responsável pela contração do órgão. 

Pericárdio: é a camada mais externa do coração. 

 

As principais doenças do coração

As doenças do coração são as principais causas de mortes no mundo. Segundo a Organização Mundial da Saúde – OMS, são 18 milhões de vítimas por ano, sendo que 85% são causadas por infartos do miocárdio e por AVC. 

Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia, ocorreram 319 mil mortes por doenças cardiovasculares em 2020.

Hipertensão arterial: doença crônica que afeta 25% da população brasileira. Essa doença silenciosa é caracterizada pelos níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias, quando os valores das pressões máxima e mínima são iguais ou ultrapassam os 140/90 mmHg (14 por 9), sendo causada na maioria das vezes, pelo excesso do consumo de álcool, cigarro, sedentarismo, excesso de peso, hereditariedade.

Doença coronariana: conhecida como DAC, a doença isquêmica arterial coronariana ocorre como resultado da obstrução das artérias coronárias do paciente, por pequenas placas de gordura que se acumulam e se depositam em seu interior (processo de aterosclerose). Essa obstrução pode causar má irrigação do músculo cardíaco. 

Doença cerebrovascular: popularmente conhecida como AVC, é caracterizada pelo surgimento de déficit neurológico súbito, decorrente de uma ocorrência nos vasos sanguíneos do SNC. Existem dois tipos: AVC isquêmico e AVC hemorrágico, sendo o isquêmico o mais comum e ocorre como consequência de uma obstrução ou redução brusca do fluxo de sangue em artéria cerebral que acarreta em um déficit de circulação no território vascular. O hemorrágico é causado pela ruptura espontânea, com ocorrência de hemorragia intracerebral. 

Doença arterial periférica: ocorre pela presença de placas de gordura na artéria aorta e seus ramos principais, bem como o comprometimento das artérias periféricas localizadas nos membros inferiores. O estreitamento parcial de uma artéria pode ser agravado pela formação de um coágulo sanguíneo, com possibilidade de obstrução total da artéria afetada. 

 

Os 10 mandamentos do coração saudável

  • Pare de fumar
  • Preocupe-se com seu peso ideal
  • Faça exercícios regularmente
  • Controle a pressão arterial
  • Alimentação saudável
  • Controle do colesterol
  • Atue na redução do estresse
  • Saiba se é diabético
  • Não descuide do seu lazer
  • Consulte seu médico periodicamente

Auriculoterapia nas doenças do coração

Na auriculoterapia neurofisiológica não buscamos o problema em si, mas sim o que o causou. No caso de uma hipertensão, podemos fazer uma manobra emergencial chamada “sangria” para que a pressão arterial baixe e o paciente possa ser encaminhado à emergência. Veja como fazer essa manobra aqui.

No caso de outras doenças, ou até mesmo da hipertensão, eu posso orientar o paciente a praticar os 10 mandamentos do coração saudável e irei fazer um tratamento. O profissional da saúde deve investigar a causa da doença do paciente para tratá-la da melhor forma, pois não adianta tratar apenas o sintoma. Quando atuamos na causa e tratamos o paciente individualmente, evitamos que o problema avance. 

Saiba mais sobre auriculoterapia e aprenda quais os benefícios que ela pode te entregar, adquira agora mesmo o meu livro Protocolos Clínicos de Auriculoterapia e o Treinamento Ponto a Ponto. Não deixe de acompanhar nossos videos no YouTube.

Referências
EDUCAÇÃO, Mundo. Disponível em: https://mundoeducacao.uol.com.br/biologia/coracao.htm
GUPTA, Jessica I. SHEA, Michel J. Disponível em: https://www.msdmanuals.com/pt-br/casa/dist%C3%BArbios-do-cora%C3%A7%C3%A3o-e-dos-vasos-sangu%C3%ADneos/biologia-do-cora%C3%A7%C3%A3o-e-dos-vasos-sangu%C3%ADneos/biologia-do-cora%C3%A7%C3%A3o 

REABILITAÇÃO, Clínica de cardiologia e. Disponível em: https://ccr.med.br/conheca-principais-doencas-coracao 

SAÚDE, Biblioteca virtual em. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/saude-do-coracao/ 

Escrito por,

Lirane Suliano

Compartilhe

Outros artigos