Este conteúdo é direcionado não apenas para auriculoterrapeutas, mas para qualquer profissional da saúde que deseja melhorar seus atendimentos. Essas dicas podem ser aplicadas em qualquer área. Por este motivo, explicaremos como fidelizar pacientes na Auriculoterapia Neurofisiológica.
Fidelizar um cliente é tão importante quanto conquistar novos clientes e custa 5x menos. Existem formas de fazer com que as pessoas lembrem de você e desejem seus atendimentos:
1 – Fortaleça a sua mentalidade: você utiliza uma técnica de resultados
- Essa deve ser a sua forma de pensar: acreditar em você, no seu potencial e saber que você utiliza uma técnica que produz resultados.
- Ter esse preparo mental nos traz o equilíbrio necessário para atender qualquer caso clínico, porque sabemos que o conhecimento que temos vai beneficiar aquele paciente, mesmo em casos crônicos.
- O que você precisa é estudar e montar a melhor estratégia para fazer isso acontecer, demonstrando tranquilidade no seu atendimento.
- Sem falsas promessas podemos acolher, tratar e transformar a vida daquela pessoa e daquela família.
2 – Simplicidade e objetividade no atendimento
- As soluções simples são aquelas que mais encantam as pessoas: MENOS É MAIS
- Pequenas manobras que podem eliminar a dor e possibilitar que o paciente volte a ter uma vida normal são extremamente valorizadas e nos dão grande autoridade
- As pessoas que têm o dom de transformar o complexo em simples são as mais admiradas, porque para entender algo complexo consumimos muita energia, e preferimos nos afastar.
- Quanto mais complexa você torna a auriculoterapia neurofisiológica, mais as pessoas tendem a desconfiar que ela é mística e você perder muitos pacientes.
- Explique de forma simples e atue na dor principal, alinhando as expectativas desde a primeira consulta e dedicando-se a entregar resultados
- Com o aumento da credibilidade e do relacionamento você pode se aprofundar mais nos seus tratamentos.
3- Tenha foco e energia
- Para tomar decisões, precisamos de conhecimento, de informações e de atitude. Mas depois que a decisão é tomada precisamos de 2 ingredientes: foco e energia
- FOCO para conseguirmos silenciar todas aquelas vozes que desviam nossa atenção para algo diferente daquilo que definimos como estratégia
- Manter o foco nos seus objetivos e na sua estratégia te permite continuar firme mesmo quando as coisas parecem estar desmoronando.
- O foco no negócio vai permitir identificar falhas, fragilidades e estabelecer correções de rota, evitando desperdício de energia.
- É fundamental concentrar nossa ENERGIA naquilo que estamos fazendo, porque algo que afeta muitas pessoas é pulverizar o foco e a energia em várias coisas, e em todas elas depositar pouco foco e pouca energia. Resultado. Falham!
4- Tenha um diferencial competitivo
- Estratégias de diferenciação têm como objetivo entregar valor ao cliente, aumentar o seu faturamento e fidelizá-lo.
- É a maneira como o empreendedor fortalece a conexão com seus clientes e consegue mantê-los mesmo quando outros oferecem um produto ou serviço que parece similar.
- Como você está buscando se diferenciar dos demais profissionais da saúde que atuam na sua área?
Nutricionistas, massoterapeutas, esteticistas, etc - Algumas vantagens de ter diferenciação competitiva:
-Surpreender seus pacientes;
-Aumentar a fidelização dos pacientes, porque ninguém mais oferece esse serviço;
-Facilidade em vender o serviço;
-Aumenta sua lucratividade - Baixar o preço é uma forma de diferenciação?
Sim, você pode atrair clientes baixando o preço, como milhares de lojas fazem em determinadas épocas. Mas saiba que sua margem de lucro será reduzida, ou seja, terá que atender muito mais para ter o mesmo lucro.
5- O paciente precisa ter a percepção de valor do seu atendimento
- É essencial que seu paciente tenha a percepção de melhora, para que retorne para a próxima sessão, ressaltando que a continuidade do tratamento é essencial, mesmo que a dor reduza na primeira sessão.
- Pacientes podem não retornar porque tiveram muito resultado ou nenhum resultado. Por isso, é necessário alinhar as expectativas com cada cliente e fazê-lo entender os objetivos.
- Na sua anamnese, fique atento a tudo o que o paciente te diz, o que está sentindo, para depois você poder mostrar a evolução do quadro, ainda que pequena. Fotografe, metrifique, faça vídeos e mostre para o paciente.
- Destaque que casos crônicos levam mais tempo, mas que avanços serão percebidos gradativamente. Isso pode não acontecer ali no consultório, mas no dia seguinte, com uma noite melhor de sono, uma percepção na melhora da dor, ou fazendo movimentos que antes não conseguia.
- O contato no dia seguinte é importante para atestar essa melhora e fazê-lo retornar para os próximos atendimentos.
6- Coloque-se na perspectiva do paciente
- Você já deve ter ouvido falar que é importante ter foco NO cliente
- Mas dá para fazer melhor: precisamos ter o foco DO cliente
- Precisamos olhar o nosso negócio por dentro e descobrir se nós, como clientes, estaríamos satisfeitos com o que estamos entregando.
- Coloque-se no lugar do cliente (ou chame alguém que você confia para fazer essa análise) para descobrir se o seu paciente está recebendo o que ele deseja.
- O seu atendimento está adequado? Você é pontual?
- Sua sala pode ser melhor?
- Você está entregando os resultados que ele espera?
7- Construa uma conexão com o paciente
- Conectar-se com o paciente vai facilitar, e muito, o trabalho do terapeuta.
- É mais que empatia, é conseguir fazer uma “leitura” daquele paciente muitas vezes apenas analisando as expressões faciais dele.
- O momento do atendimento representa 50% da percepção de valor que o seu cliente tem
- Chamá-lo pelo nome, olhar nos olhos, pegar na mão, demonstrar cuidado com a sua saúde fazem uma enorme diferença para formar essa conexão
- Quando isso acontece, o paciente fica mais propenso a ajudar e a dar continuidade ao tratamento, valorizando o seu atendimento e sendo leal
- Se você gerar uma boa experiência precisa ter em mente que o profissional da saúde está ali para servir
- Se você deixasse de existir hoje o seu cliente sentiria a sua falta?
Contudo, aprimorar o atendimento requer atenção a sete pontos-chave que podem transformar a experiência do cliente/paciente.
Em primeiro lugar, é fundamental adotar uma mentalidade segura, acreditando em seu próprio potencial e na técnica que você utiliza, pois isso influenciará diretamente o seu desempenho. Ter confiança em si mesmo é essencial para transmitir segurança aos clientes.
Além disso, simplificar e ser objetivo no atendimento é uma estratégia poderosa. Soluções simples costumam encantar as pessoas, portanto, menos é mais. Evite complicar as coisas e foque em fornecer respostas claras e diretas.
Destacar-se da concorrência é outro ponto importante. Busque criar um diferencial competitivo, oferecendo algo único e valioso aos seus clientes. Estratégias de diferenciação não apenas aumentam o faturamento, mas também contribuem para a fidelização dos clientes.
A percepção de valor é crucial para manter os clientes engajados. Certifique-se de que seus pacientes percebam melhorias em seu tratamento desde o início, para que sintam a necessidade de retornar para as próximas sessões. Reforce a importância da continuidade do tratamento, mesmo que haja redução da dor desde o primeiro encontro.
Assumir a perspectiva do cliente é um passo além do simples foco no cliente. É preciso entender profundamente as necessidades, desejos e expectativas dos clientes para oferecer um atendimento realmente personalizado. Coloque-se no lugar deles e desenvolva empatia para melhorar a qualidade do serviço prestado.
Ter foco e energia é essencial para tomar decisões eficazes. Utilize seu conhecimento, informações relevantes e atitude proativa para garantir que cada interação com o cliente seja produtiva e positiva. Esteja presente e demonstre comprometimento em ajudar o paciente em seu processo de tratamento.
Por fim, construir uma conexão genuína com o cliente é um fator-chave para o sucesso do atendimento. Estabelecer uma relação de confiança e empatia facilita a comunicação, a compreensão das necessidades do paciente e, consequentemente, o trabalho do terapeuta.
Ao implementar esses sete pontos de atenção em seu atendimento, você estará no caminho para aprimorar significativamente a experiência do cliente e fortalecer sua prática profissional.
Esperamos você em nosso evento presencial, e também no AS DAY!
Saiba mais sobre auriculoterapia e aprenda quais os benefícios que ela pode te entregar.