90% da população mundial é afetada pelo estresse. Esse é um dado da Organização Mundial de Saúde (OMS), que classifica o Brasil como o segundo país mais estressado do mundo. Se você sofre com os sintomas do estresse, este texto é para você. Contaremos 10 efeitos devastadores do estresse.
Vamos explorar os dez efeitos devastadores que o estresse pode causar no corpo e discutir a importância de controlar essa condição para evitar problemas de saúde físicos e mentais.
O que é o estresse e como ele afeta o corpo?
O estresse é uma resposta biológica necessária à adaptação a situações de perigo ou ameaça. Existem dois tipos principais de estresse: agudo ou de curto prazo, causado por eventos traumáticos temporários; e crônico, que se repete constantemente no dia a dia.
3 Fases do Estresse
- Fase de Alerta: desencadeia sintomas como batimentos cardíacos acelerados, mãos frias, boca seca e dor no estômago.
- Fase de Resistência: o corpo tenta restabelecer o equilíbrio, mas surgem sintomas como desgaste físico, cansaço constante e problemas na pele.
- Fase de Exaustão: problemas de saúde mais graves como hipertensão arterial e úlcera.
Na quantidade certa, o estresse é essencial para a nossa sobrevivência, mas quando atingimos o estresse crônico o organismo passa a sofrer graves problemas.
Os 10 Efeitos Devastadores do Estresse
- Dor de Cabeça: o excesso de adrenalina e de cortisol podem causar dor de cabeça.
- Dor no Corpo (especialmente nas costas): a liberação de adrenalina e cortisol aumenta a tensão muscular, contribuindo para dores nas costas.
- Aumento da Ansiedade: o estresse pode gerar ansiedade, levando a problemas como depressão e insônia.
- Problemas Estomacais: azia, dor no estômago e diarreia podem ser agravados pelo estresse.
- Hipertensão: o estresse crônico pode elevar a pressão arterial.
- Problemas de Pele: o estresse pode aumentar a acne e desencadear doenças de pele.
- Perda da Libido: o estado emocional afeta o desejo sexual.
- Queda da Imunidade: o estresse reduz a capacidade do sistema imunológico.
- Vontade de Comer: altos níveis de cortisol estão relacionados ao desejo por alimentos ricos em açúcar e gordura.
- Insônia: o estresse pode causar insônia e impedir um sono reparador.
Auriculoterapia Neurofisiológica: uma alternativa natural para combater os efeitos do estresse
A auriculoterapia neurofisiológica tem o poder de atuar em todo o corpo, porque tem possui 6 propriedades poderosas: ansiolítica, miorrelaxante, analgésica, anti-inflamatória, imunomoduladora e antitérmica.
Ela reduz o estresse, melhora o funcionamento intestinal e promove equilíbrio emocional, de forma natural, evitando ou reduzindo a necessidade de medicamentos.
Em uma cultura onde a medicação é muitas vezes a primeira resposta, a auriculoterapia surge como uma abordagem eficaz para melhorar a qualidade de vida, sem os efeitos colaterais associados a medicamentos tradicionais.
Então, se você deseja reduzir o estresse e ter saúde de forma natural, precisa considerar a auriculoterapia neurofisiológica?
Essa escolha vai transformar sua vida, promovendo equilíbrio físico e emocional.
Saiba mais sobre auriculoterapia e aprenda quais os benefícios que ela pode te entregar, adquira agora mesmo o meu livro Guia Prático para Conquista de Pacientes, o Atlas de A a Z, e nossa camiseta. Não deixe de acompanhar nossos vídeos no YouTube.