O que é Hipertensão?
A hipertensão, também conhecida como pressão alta, é uma doença grave que afeta mais de um bilhão de adultos em todo o mundo, sendo uma das principais causas de morte prematura. A pressão arterial é a força que o sangue faz na parede de um vaso sanguíneo e a hipertensão ocorre quando a pressão nos vasos está acima de 14 por 9. No texto de hoje falaremos sobre Hipertensão: tratamento pela Auriculoterapia Neurofisiológica.
O tema é de grande importância, porque segundo a OMS, uma em cada três pessoas no mundo sofre de pressão alta e 80% não recebe o tratamento adequado.
Sintomas da Hipertensão
A maioria das pessoas com hipertensão não apresenta sintomas de pressão alta, que costumam ser: dor de cabeça, visão turva e dor no peito.
Se não tratada, a hipertensão pode levar a condições de saúde graves, como doença renal, doença cardíaca e até AVC.
Fatores de Risco
Existem diversos fatores que aumentam o risco de desenvolver pressão alta, tais como: idade, genética, sobrepeso, inatividade física, dieta rica em sódio, consumo excessivo de álcool e cigarro.
Estudos recentes mostram que a pressão arterial elevada na juventude pode afetar a estrutura cerebral e causar um declínio na saúde mental ao longo do tempo.
Prevenção e Redução do Risco
É possível reduzir o risco de hipertensão por meio de exames regulares para monitorar a pressão arterial, pela perda de peso, redução da ingestão de sódio na dieta e ajustes no estilo de vida. Praticar exercícios físicos regularmente, limitar o consumo de álcool e abandonar o cigarro são medidas importantes para manter a pressão arterial sob controle.
Auriculoterapia Neurofisiológica e a hipertensão
A auriculoterapia neurofisiológica é uma técnica natural que pode atuar em crises hipertensivas e até mesmo salvar vidas. Uma manobra simples, envolvendo a estimulação da orelha e a retirada de algumas gotas de sangue (sangria), pode ajudar a normalizar a pressão arterial em situações de emergência.
Esta prática, quando realizada corretamente, pode ser uma ferramenta eficaz no controle da pressão alta.
Conclusão
É fundamental estar atento aos sintomas e fatores de risco da hipertensão, bem como adotar medidas preventivas para manter a pressão arterial em níveis saudáveis. A divulgação de informações sobre a importância do controle da pressão alta é essencial para garantir a saúde e o bem-estar.
E lembre-se: hábitos saudáveis previnem complicações e melhoram a qualidade de vida.
Saiba mais sobre auriculoterapia e aprenda quais os benefícios que ela pode te entregar, adquira agora mesmo o meu livro GUIA PRÁTICO PARA A CONQUISTA DE PACIENTES, nossa Revista RESULTADOS DA AURICULOTERAPIA NEUROFISIOLÓGICA, o Atlas de A a Z, e nossa camiseta. Não deixe de acompanhar nossos vídeos no YouTube.