Quando falamos sobre problemas emocionais é necessário um olhar além do físico, então falaremos neste texto sobre A Importância de Cuidar das Emoções. É importante reconhecer o impacto significativo que eles podem ter no nosso bem-estar. Muitas vezes, nossos pacientes não melhoram porque estamos tão focados no aspecto físico que esquecemos de considerar o emocional.
Recebo toda semana depoimentos de alunos que estão ajudando seus pacientes a vencer a depressão e retomar e dar um novo significado à vida.
Por atuar em muitas áreas, a auriculoterapia neurofisiológica devolve a saúde e a qualidade de vida aos pacientes, sendo a técnica perfeita para os seus atendimentos, porque não utiliza medicamentos, pode ser utilizada em paralelo com qualquer tratamento, inclusive alopático e permite a redução no consumo de medicamentos.
Distúrbios Mentais e Seus Impactos
Infelizmente os casos de distúrbios mentais estão cada vez mais frequentes e são altamente incapacitantes, afetando duas vezes mais mulheres que homens.
E por que isso acontece? Em razão de fatores sociais, da dupla jornada de trabalho e de questões hormonais, em especial na menopausa, com grandes variações nos hormônios, o que gera noites de sono ruins, falta de disposição, aumento de peso e queda na autoestima, fatores que podem gerar depressão.
Reconhecendo os Sintomas da Depressão
Alguns sinais e sintomas incluem:
- Tristeza persistente
- Desânimo: muitas pessoas confundem desânimo com depressão, mas é importante investigar outros fatores como níveis hormonais e tireoide.
- Pensamentos negativos sobre si mesma: sensação de abandono e desamparo, baixa autoestima.
- Baixo desempenho escolar: especialmente em adolescentes, que estão mais vulneráveis.
- Variação de humor: pode ser um pedido de socorro, indicando risco de suicídio.
- Perda de interesse nas atividades: isolamento, falta de interação social.
- Alterações no apetite: mudanças significativas podem ser um sinal de alerta.
- Problemas para dormir e dificuldades de concentração: sintomas físicos como dor de cabeça e problemas digestivos também são comuns.
Como a Auriculoterapia Neurofisiológica pode atuar?
É fundamental prestar atenção aos sinais de depressão e ansiedade em nossos pacientes. A auriculoterapia tem mostrado grande potencial terapêutico no tratamento dos distúrbios mentais, levando a uma melhora significativa nesses quadros clínicos porque atua no sono, melhora a disposição, o funcionamento do intestino e reduzindo a dor.
Há vários estudos que comprovam os resultados da auriculoterapia nesses casos, sendo uma ferramenta simples e de fácil utilização pelo profissional da saúde, mas que vai devolver a qualidade de vida aos pacientes.
Se você quer saber mais te convido a visitar o meu site e se deseja conhecer os resultados dos meus alunos eu criei um site para divulgar o que eles estão fazendo nos mais de 25 países onde estão aplicando a auriculoterapia. Basta clicar aqui.
Saiba mais sobre auriculoterapia e aprenda quais os benefícios que ela pode te entregar, adquira agora mesmo o meu livro GUIA PRÁTICO PARA A CONQUISTA DE PACIENTES, nossa Revista RESULTADOS DA AURICULOTERAPIA NEUROFISIOLÓGICA, o Atlas de A a Z, e nossa camiseta. Não deixe de acompanhar nossos vídeos no YouTube.