Como é possível atender através da auriculoterapia começando do absoluto zero? Este e outros pontos vão ser tratados neste artigo sobre “A oportunidade por trás da Auriculoterapia Neurofisiológica”.
Não é necessário ser profissional da saúde para fazer auriculoterapia.
É uma técnica comprovada cientificamente e reconhecida pela OMS e pelo Ministério da Saúde.
Como seria sua vida se você tivesse…
- Mais renda e mais tempo livre para a família…
- Resultados imediatos com seus pacientes…
- Atendendo familiares, amigos e pacientes…
Você pode trabalhar na sua casa, seus pacientes nem sempre precisarão ir para um hospital para aliviar suas dores.
Vou te explicar como eu cheguei nesse método testado e aprovado por mais de 5000 alunos contando com alunos dos cursos presenciais
Sou cirurgiã dentista formada na odontologia e há muito tempo trabalho com pacientes com dor, com dificuldades para abrir e fechar a boca, com cefaléia e eu não conseguia muitas vezes resolver esses casos. Esses pacientes chegavam com dores fortíssimas e eu trabalhava muito no meu começo em uma clínica em Curitiba, das 8:30 até as 21:00. Naquele momento, me submetia a ganhar R$ 3,00 por qualquer procedimento odontológico, desde uma profilaxia até uma extração. Aquela não era a vida que eu queria para mim, eu queria mais que isso.
Eu percebi que para sair daquela situação eu teria que montar o meu consultório. Depois de muito sacrifício eu consegui. Durante muito tempo eu atendi pacientes que se queixavam de dores crônicas e tomavam medicamentos há anos e me deparava com casos que eu não encontrava solução. Eu tinha o meu consultório e agora tinha uma dificuldade muito grande de conquistar pacientes. Agora eu era dona do meu espaço, então eu mesma tinha que trazer pacientes para mim. E não encontrando uma solução para as dores desses pacientes eu me sentia frustrada porque eu não conseguia resolver com um tratamento efetivo, muitas vezes era um tratamento paliativo.
Eu não suportava a ideia do meu paciente cheio de medicamentos. Eu tinha pacientes já de idade que sentiam efeitos colaterais daqueles remédios e eu não tinha mais alternativa. Então eu procurei algo que gerasse resultado sem que o paciente tivesse que usar tanto medicamento e foi assim que em 2009 eu resolvi fazer uma pós graduação em acupuntura.
Quando eu comecei a fazer o curso, meu primeiro módulo, minha primeira aula foi justamente auriculoterapia. Eu tinha um preconceito muito grande em relação à auriculoterapia. Eu não acreditava nela, para mim não tinha ciência, eu não via como ciência. Eu queria aprender acupuntura, agulhas espalhadas pelo corpo, era isso que eu queria aprender e nisso eu acreditava. Eu sinceramente fui levando este módulo, pois já estava com o curso pago e não ia cancelar, só precisava esperar começar a “acupuntura de verdade”. Mas tudo pode mudar quando você está com a mente aberta ou passa por uma experiência transformadora, principalmente quando acontece com alguém próximo a você.
O Halley, meu marido, chegou com dor no antebraço, ele é advogado, digita muito e estava com tendinite. Ele estava há dias se automedicando, que era o normal para nós na época e chegou falando que a dor estava só piorando. Propus a ele fazer auriculoterapia, eu não acreditava muito, ele também não mas como tinha dor envolvida disse: “mal não vai fazer”. Coloquei as sementes na orelha dele e ele foi dormir.
Uma transformação para mim aconteceu, por que? No outro dia ele acordou espantado dizendo que a dor havia passado por completo. Então uma chave virou na minha cabeça e eu entendi que a auriculoterapia é mais poderosa do que o meu preconceito me permitia ver. Eu comecei a pensar que poderia ter algo mais, um universo imenso de possibilidades de tratamento. Claro que isso não aconteceu do dia para a noite.
Eu pensei e comecei a testar e comecei a mergulhar nesse assunto. Pensei que poderia ajudar os meus pacientes sem medicação. Isso me instigou a pesquisar, comecei a testar em outros pacientes. Lembro de outro caso de uma paciente que tomava 3 bombinhas, corticóide e anti alérgico diariamente. Fiz uma sessão nela, na outra semana ela estava com apenas uma bombinha e já tinha parado com o corticóide. Assim, eu levava meu kit de auriculoterapia por onde eu andava e tratava todos que eu podia. Conseguia resolver os problemas que antes não tinham solução: bruxismo, cefaléia tensional, enxaqueca de 20 anos.
A partir disso eu quis me aprofundar e ver conteúdos mais avançados da auriculoterapia como o eletro, como o laser e decidi que eu me tornaria especialista nesse assunto e isso exigiu muito tempo, dedicação, pois nem sempre eu encontrava materiais sobre auriculoterapia. Imagine isso lá em 2009. Não tinha tantos artigos e a facilidade que temos hoje. O material que tinha estava direcionado à acupuntura e grande parte estava em inglês.
Então, meus resultados começaram a ser cada vez melhores e passei a ter muito mais segurança nos atendimentos. Comecei a usar laser e eletro, que ninguém falava a respeito na época. Falavam na acupuntura mas com muito preconceito com relação ao laser na acupuntura. Aí eu fui mais a fundo nos conceitos. Então eu associei a auriculoterapia aos sintomas e a etiologia das doenças. Aqui está uma chave: sintomas e etiologia das doenças. Comecei a estudar várias técnicas: chinesa, francesa, coreana.
Queria conhecer tudo que tinha. Não apenas da auriculoterapia, da fitoterapia, do laser, do eletro, das neuroimagens, pois eu precisava comprovar o que eu estava vendo na prática. Se eu chego falando que curei uma paciente com enxaqueca de 20 anos, ninguém iria acreditar. Então eu aplicava a auriculoterapia e mensurava. Centenas de vezes analisando o uso da técnica, as respostas do organismo. Dessa forma, quando eu percebi, eu tinha desenvolvido um método próprio e passei a fazer auriculoterapia com mais resultados, alguns com resultados imediatos.
Aos poucos fui me destacando entre os profissionais da área, pois fui dar palestras, porque eu testava e levava nos congressos de Odontologia algo da auriculoterapia, técnica que ninguém conhecia na época. Como eu trabalhava com neuroimagens, as pessoas se interessavam, pois as respostas eram mostradas no cérebro do paciente. Fui convidada para alguns congressos como o Congresso Internacional de Acupuntura – Boston – Universidade de Harvard, em 2015 e o Congresso Internacional de Medicina Tradicional Chinesa de Beijing na China, em 2014, também em Barcelona, Munique e Dubai.
Por que eu estou falando isso para vocês? Para mostrar que a auriculoterapia está indo para um universo internacional. Não é algo que surgiu do nada. Para te mostrar que o campo da auriculoterapia tem um campo enorme para ser desvendado ainda.
O que é o método neurofisiológico?
Ela é cientificamente comprovada!
Qual é o mecanismo de ação da auriculoterapia?
Agulha no pavilhão auricular: a agulha produz um estímulo no pavilhão auricular.
Esse estímulo sensibiliza terminações do sistema nervoso periférico que estão no pavilhão auricular e é levado por fibras aferentes para o sistema nervoso central e vai pela fibra eferente até a medula espinal. Aí volta e estimula o sistema nervoso central novamente e o cérebro envia para o sistema nervoso autônomo (simpático e parassimpático), estimulando a parte dos órgãos e vísceras, liberando opióides endógenos e uma neuromodulação.
Por isso a auriculoterapia tem uma ação não apenas no sistema nervoso autônomo mas também no sistema nervoso central. Por isso ela é reconhecida pela OMS desde 1978 e está incluída pelo Ministério da Saúde na Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde.
Nós temos inúmeras vantagens da auriculoterapia, mas aqui vou enumerar 6:
- A técnica pode ser utilizada para tratar mais de 200 patologias;
- Pode ser utilizada para todos os tipos de pacientes: homens, mulheres, crianças, idosos, gestantes e lactantes;
- Pode ser utilizada como imunomodulador;
- Área carente de profissionais;
- Tira as algemas dos profissionais;
- Não utiliza medicamentos e possibilita reduzir o consumo deles.
Mitos derrubados
Por estudos científicos que muitos profissionais acreditam até hoje:
1- Uso em gestantes: a auriculoterapia pode e deve ser utilizada em gestantes. Há pontos contra-indicados e por isso é necessário um estudo anterior.
2- Sem resultados em idoso: há relatos de resultados diversos em idosos que , com o tratamento com auriculoterapia tiveram remissão e melhora de dores como a dor lombar e outras patologias. A auriculoterapia também é capaz de devolver a qualidade de vida para pacientes com Parkinson.
3- Sem resultados em crianças: as crianças e os adolescentes respondem a tratamentos muito rapidamente, então é muito recomendado usar a técnica da auriculoterapia em crianças como opção a tratamentos químicos.
4- Paralisia facial somente com menos de um ano para ter resultado
Quais os segredos da auriculoterapia neurofisiológica e no que ela se diferencia?
Na auriculoterapia chinesa é utilizado o Zang Fu, os 5 elementos (terra, fogo, água, ar) e aqui nós não utilizamos os 5 elementos para dizer quais os pontos nós vamos usar. Não levamos os 5 elementos em consideração.
Não usamos ouro e prata para sedar e tonificar. Não sabemos se o ouro é ouro puro e a prata é prata pura, pode haver o risco de oxidação e alergia.
Semente ou cristal? Usamos os dois.
Apalpadores/ localizadores eletrônicos: são falhos em relação aos pontos, em relação a dizer se o ponto está com problemas ou não. Na auriculoterapia neurofisiológica não usamos apalpadores e localizadores eletrônicos. Há pacientes que têm limiares de dor diferentes e que os pontos vão doer com certeza. Sendo assim, não é preciso.
3 Pontos principais: SNC, Rim e SNA
Neurometry Applied to Three Points Used for Positive Impulse in Auriculotherapy: artigo publicado em 2020, na Revista científica Journal Complementary and Alternative Medical Research, com comprovação de neuroimagens.
Com sensores periféricos e um sensor encefálico ligados ao paciente, avaliamos o sistema nervoso central e autônomo do paciente.
Estímulos com agulhas
Agulhas semipermanentes 1.5mm nos acupontos: Sistema Nervoso Central (Shen Men), Rim e Sistema Nervoso Autônomo (simpático)
Antes de ponturar os três pontos, o cérebro estava sem estímulos.
Após colocar os 3 pontos SNC, Rim e SNA, o cérebro respondeu rapidamente, potencializando os resultados como se fosse uma abertura, como se o tratamento fosse fluir melhor. O cérebro foi inundado com neurotransmissor e sensação de relaxamento. Então ele causa uma reação.
Isso foi testado com vários pacientes.
Testou-se também níveis de ansiedade, frequência respiratória, coerência cardíaca.
Mas com outros pontos também acontece o mesmo?
Ponturando outros 3 pontos: cardia, nariz e olho não reagiu da mesma forma, pois são pontos locais.
Sendo assim, a resposta do cérebro não foi uma resposta frente à colocação das agulhas, mas frente aos pontos estimados. Agora você pode perceber os resultados que os três pontos principais têm, pois são pontos de ação.
Saiba mais sobre auriculoterapia e aprenda quais os benefícios que ela pode te entregar, tudo isso em nosso site. Aproveite e acompanhe nossos vídeos no youtube em: https://www.youtube.com/c/LiraneCS.