No Brasil existem mais de 2 milhões de profissionais na área da enfermagem, entre auxiliares, técnicos e enfermeiros. Com a Resolução 197/1997, o Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), reconheceu a acupuntura como especialidade da enfermagem, o que significa que aqueles profissionais que obtêm o título de graduação podem se especializar na prática. No post de hoje veremos o conteúdo: aplicando auriculoterapia na enfermagem.
O que se percebe hoje é o crescimento das práticas integrativas, que se revelam cada vez mais um vasto campo de atuação aos profissionais da enfermagem, como veremos neste texto.
Conceito de práticas integrativas
As PICS buscam estimular os mecanismos naturais de prevenção de agravos e a recuperação da saúde, com foco na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade.
No Brasil, o debate sobre as práticas integrativas e complementares começou no final da década de 70, e atualmente somos referência mundial na área.
Em 1978 a OMS recomendou a inserção de terapias alternativas e complementares nos sistemas públicos de saúde dos países membros.
O Ministério da Saúde implementou as práticas no SUS por meio das Portarias Ministeriais nº 971, em 03 de maio de 2006 e nº 1.600, de 17 de julho de 2006, conforme a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPICS).
Atualmente o SUS oferece à população 29 procedimentos de PICS, entre acupuntura, auriculoterapia, florais, aromaterapia, cromoterapia e ioga, entre tantas outras.
E uma boa notícia: o número de profissionais habilitados nessas terapias naturais vem aumentando nos últimos anos, refletindo o aumento na busca no Brasil e no mundo.
E se no início o foco das terapias era restabelecer a saúde, hoje ela já se expandiu para tratamentos estéticos, emagrecimento, prevenção, melhora na performance de atletas, bem-estar do corpo e da mente de maneira geral.
Para os empreendedores é uma oportunidade que se abre para a atuação em diversas áreas das terapias naturais.
O uso de terapias naturais é milenar, mas vem perdendo espaço para tratamentos alopáticos nos últimos cem anos com o crescimento avassalador das indústrias farmacêuticas.
Contudo, os medicamentos não conseguem oferecer respostas a todos os casos, muitos são inacessíveis à maioria da população, eles causam efeitos colaterais graves e dependência no médio prazo.
Campanha Nursing Now – OMS
É um programa da OMS para valorização das equipes de enfermagem, visando estratégias sobre o futuro da enfermagem de 2020 a 2030, e revelando para a sociedade a importância da enfermagem com os objetivos de investir em formação, capacitação e disseminação de práticas de enfermagem efetivas e inovadoras, porque baseadas em evidências científicas.
Nesse contexto, a auriculoterapia surge como ferramenta para ampliar a autonomia do profissional de enfermagem.
Áreas de atuação da equipe da enfermagem
As linhas de atuação das especialidades do enfermeiro estão previstas no art. 6º da Resolução COFEN n. 591/2028 e incluem:
A) Saúde coletiva;
B) Saúde da criança e do adolescente;
C) Saúde do adulto (Saúde do homem e saúde da mulher);
D) Saúde do idoso;
E) Urgência e emergência
O enfermeiro é um profissional liberal que pode ou não estar vinculado a uma instituição pública ou privada, podendo ainda ter seu consultório próprio e que pode atuar em diversas áreas:
- Assistência pré-natal;
- Parto domiciliar programado- PDP;
- Estomaterapia – exclusiva do enfermeiro (trabalha com feridas, escaras e etc);
- Podiatria (doenças que afetam os pés);
- Consultoria de amamentação;
- Oncologia;
- Home care;
- Cuidados paliativos
OBS: Os técnicos de enfermagem atuam sob a supervisão do enfermeiro, mas como auriculoterapeuta, não é necessário essa supervisão.
Enfermeiro de atendimento domiciliar
- Home Care ou assistência domiciliar – modalidade de enfermagem em crescimento. Prestação de serviços de saúde na casa do paciente diminuindo o tempo de internação e os riscos de infecção hospitalar.
- Redução do uso de medicamentos, melhor sono e qualidade de vida
Enfermeiro de hospital
Enfermeiro que presta os primeiros atendimentos, realiza exames preliminares, preenche fichas médicas, cuida da higiene e conservação do local, administra os medicamentos prescritos e monitora o quadro geral de saúde dos pacientes internados.
Deve seguir as orientações médicas e agir conforme o que está prescrito para cada paciente, ficando limitado, muitas vezes, à medicina alopática.
Como a auriculoterapia auxilia profissionais da enfermagem?
- No pós-operatório e parto: auxilia na analgesia, anti-inflamatórios, na recuperação de feridas do paciente, na indução do parto entre outros.
- Ansiedade: auxilia no emocional do paciente com pontos como ansiedade, coração, diafragma.
- Dor (prevenção e atuação): auxilia com pontos como analgesia, sub córtex, adrenal, tálamo.
- Oncologia – cuidados paliativos: auxilia na imunidade do paciente. Há pontos também para diminuir o enjôo, melhorar o intestino e etc.
- Saúde mental: ponto psiquismo
- Insônia: ponto do sono
- Depressão: ponto da alegria
- Escaras e lesões
- Problemas respiratórios
Cuidando do profissional da Enfermagem
– Os profissionais da enfermagem cuidam mas também precisam ser cuidados.
O que o auriculoterapeuta pode fazer pela equipe de enfermagem?
– Risco de infecção biológica
Aumentar a imunidade dos profissionais
– Condições do ambiente de trabalho, Estresse intenso, Ruído em excesso, ansiedade e depressão, Atuar no controle emocional
– Sono irregular
Melhorar a qualidade do sono do profissional em seus momentos de descanso
– Esforços físicos e dores nas costas
Atuar no relaxamento muscular e na analgesia
Tendo esses conhecimentos, os profissionais da auriculoterapia poderão promover parcerias com os profissionais da enfermagem, uma vez que a auriculoterapia promove benefícios não apenas para os pacientes mas também para os próprios profissionais.
Saiba mais sobre auriculoterapia e aprenda quais os benefícios que ela pode te entregar, adquira agora mesmo o meu livro Protocolos Clínicos de Auriculoterapia e o Mapa da Auriculoterapia de A a Z, e nossa camiseta. Não deixe de acompanhar nossos vídeos no YouTube.