Duas atividades da musculatura mastigatória aparecem nos seres humanos. A primeira, denominada funcional está relacionada com a mastigação, a fala e a deglutição. Já a segunda, chamada parafuncional, diz respeito ao apertar ou ranger os dentes (bruxismo) e vários outros hábitos orais (vícios de comportamento).
A atividade possui 2 subdivisões: há a atividade parafuncional que ocorre durante o dia e a que acontece à noite.
Atividade parafuncional diurna:
Ocorre no período do dia, sem que o indivíduo tenha consciência. O apertar dos dentes, morder a língua ou as bochechas, hábitos errados de postura são alguns dos hábitos nocivos. Assim como, hábitos relacionados com a ocupação do indivíduo como segurar alfinetes nos dentes (costureiras), apoiar objetos no queixo (telefonistas e músicos) também estão nesta relação. O esforço e concentração no trabalho são tão grandes que a contratura muscular, por isso passa muitas vezes despercebida.
Como a maioria destas situações ocorre de forma inconsciente, na anamnese é fundamental que o profissional saiba quais são os hábitos prejudiciais como forma de determinar se estas atividades são ou não a causa das dores relatadas.
Atividade parafuncional noturna
O bruxismo ocorre como um episódio único, chamados apertamento ou contrações musculares de forma rítmica. As duas formas também podem aparecer de juntas.
Há controvérsias em relação em qual fase do sono o bruxismo ocorre, mas parece ser nas fases de microdespertares. Além do mais, a duração dos episódios durante a noite também varia por paciente. Ainda, não há consenso sobre quantos episódios de bruxismo por noite são responsáveis por provocar sintomas musculares.
Esta é uma área muito complexa de estudo. Em certos grupos de pacientes analisados, há diferentes relatos da presença ou não de dor em grupos com relativamente a mesma característica de sono e bruxismo.
Etiologia do bruxismo
Por muito tempo, o bruxismo foi ligado com as interferências oclusais e o tratamento começava pelo alinhamento dos dentes ou reabilitações. Atualmente, os estudos mostram uma forte influência do estresse no desenvolvimento do bruxismo. Portanto, quando a pessoa se vê frente a períodos de estresse, a atividade do músculo aumenta e os eventos de dor aparecem.
Ainda, o bruxismo pode acontecer por conta de certas medicações, como é o caso de alguns antidepressivos. Assim, momentos de refluxo gastroesofágico e predisposição genética também têm correlação.
Bruxismo em crianças
É uma queixa muito comum de pais quando vão em consultórios odontológicos, preocupados com o ranger dos dentes de seus filhos.
O bruxismo em crianças raramente apresenta sintomas e pode ser monitorado sem grandes consequências, já que é auto limitante à medida que a criança cresce.
Além disso, dores de cabeça devem ser melhor investigadas para descartar, por exemplo uma DTM, decorrente de alterações de estruturas anatômicas (articulação têmporo-mandibular).
Como a auriculoterapia pode ajudar?
À princípio, o cirurgião-dentista faz o diagnóstico. Depois, com a confirmação do diagnóstico, a realização de uma terapia conjunta como, por exemplo, o aparelho interoclusal (placas) ou outras técnicas de ajustes dentários são necessárias.
A auriculo apresenta excelentes resultados no tratamento dos fatores etiológicos, tais como estresse emocional, alterações do sono, alterações do sistema gastroesofágico.
Além do mais, apresenta excelente aplicação no controle da dor e ajuda no relaxamento muscular dos músculos da face o que repercute na melhora do quadro álgico do paciente. Portanto, não podem faltar pontos de analgesia, relaxamento muscular e de controle do estado emocional e da qualidade de sono.
Ainda, é capaz de prevenir morbidades decorrentes do bruxismo, como por exemplo o zumbido e as cefaleias.
O bem-estar do paciente deve estar em primeiro lugar e tratamentos alternativos, como a auriculo, é eficaz e segura em contrapartida ao uso de medicamentos. Em conclusão, essa é uma realidade possível aos terapeutas por meio da divulgação de tratamentos de sucesso com a auriculo.
Saiba mais sobre auriculoterapia e aprenda quais os benefícios que ela pode te entregar, tudo isso em nosso site. Aproveite e acompanhe nossos vídeos no youtube em: https://www.youtube.com/c/LiraneCS.