Você tem pacientes com hipertensão? Conhece pessoas com hipertensão? Você sofre de hipertensão? Sabe como fazer auriculoterapia para esses pacientes? Como fazer um tratamento emergencial? É possível tratar com auriculoterapia um pacientes que faz uso de medicamentos? Todas essas perguntas irei responder neste texto, e mostrarei como tratar a hipertensão com auriculoterapia.
A pressão alta afeta 38 milhões de brasileiros acima de 18 anos. A estatística é importante para os auriculoterapeutas verem quantas pessoas podemos ajudar.
Matéria da CNN Brasil: A hipertensão é responsável por 65% dos infartos agudos e 80% dos AVCs, diz médico
Vou ensinar uma manobra emergencial que todos deveriam saber fazer. Quantos infartos e AVCs existem, as pessoas podem morrer ou ficar com sequelas, presas à uma cama, e você poderá ajudar a evitar essas situações.
No mundo são 10 milhões de mortes por ano. No Brasil são 200 mil mortes/ano, o que significa 23 mortes por hora.
Então, convido você a fazer parte desse movimento em prol da saúde, em prol das pessoas, ajudar as pessoas a ter um equilíbrio, qualidade de vida e salvar muitas delas.
O Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial é dia 26 de abril. Você, como profissional da saúde, tem o dever de anunciar para o mundo, mesmo que você ainda não atenda pacientes, pois é dever como profissional da saúde divulgar para prevenir.
O que é hipertensão?
O indivíduo é considerado hipertenso quando sua pressão fica maior ou igual a 14 por 9 na maior parte do tempo. Entidades americanas já falam em pressão alta como 13 por 8.
A hipertensão está relacionada com doenças cardiovasculares, insuficiência renal e AVC.
Aumento anormal – e por longo período – da pressão que o sangue faz ao circular pelas artérias do corpo. Para chegar a cada parte do organismo o sangue é bombeado a partir do coração e exerce uma força natural contra as paredes internas das artérias. Os vasos, por sua vez, oferecem certa resistência a essa passagem.
A hipertensão é uma doença silenciosa
Você precisará aferir a pressão do seu paciente e se ele apresentar os seguintes sintomas, oriente-o a investigar:
- Dor de cabeça;
- Falta de ar;
- Visão borrada;
- Zumbido no ouvido;
- Tontura;
- Dores no peito
Artigo: A utilização da auriculoterapia como recurso terapêutico na hipertensão arterial sistêmica
Localização de pontos para hipertensão
Quando fazer a manobra emergencial?
Quando a pressão do paciente estiver em 18 x 10
Se a pressão sistólica estiver maior ou igual a 18
Se a pressão diastólica estiver maior ou igual a 10
Essa manobra deve ser utilizada apenas em caso de extrema urgência, quando o paciente está passando mal. Feita a manobra, oriente o paciente a ir a uma emergência médica. Se ela estiver abaixo de 18×10, também pode ser colocado um estímulo, como uma semente.
Para fazer a sangria é necessário usar uma agulha esterilizada, lanceta para medição de glicose, por exemplo. Para esterilizar uma agulha comum, passe-a no fogo, deixe esfriar e aplique no paciente.
Retire cerca de 5 gotas de sangue.
Se não sair sangue, pegue uma gaze com álcool e aplique no ponto.
Não fazer em gestantes e pacientes oncológicos.
Pontos hipertensão:
Se a pressão do paciente estiver abaixo de 18×10, pode-se fazer os seguintes pontos:
Hipertensão – ao lado do ponto Sistema Nervoso Central, na fossa triangular
Coração – ponto mais do meio da concha inferior
Trio da Hipertensão – no dorso
Se você não tem certeza de que pode fazer sangria em um paciente, faça os pontos de hipertensão.
Ponto da Adrenal para hipertensos
Algumas literaturas dizem que é proibido fazer esse ponto para pacientes com hipertensão, mas não é. Por que? Porque esse ponto é diurético, por ele melhorar a retenção de líquidos é benéfico para o paciente hipertenso, pois muitas vezes este também usa medicamentos diuréticos além do remédio para hipertensão.
Observe que não é necessário colocar todos os pontos acima, você poderá escolher um dos pontos para o paciente hipertenso. Você coloca um ponto e espera para ver a reação, se a pressão baixar, não é necessário colocar outros, pois a pressão pode baixar demais.
A intenção é aferir 12×8.
Sempre oriente o paciente a buscar um diagnóstico. Lembrando que essas referências são para pacientes acima de 18 anos de idade.
Se o paciente estiver ansioso e estiver com a pressão alta, pode-se colocar os pontos do coração e adrenal.
Tenho que pensar no meu paciente como um todo, eu tenho que avaliar o motivo dele ter tido esse pico de pressão. Essa questão precisa estar na sua anamnese. Você precisa saber se esse paciente é hipertenso, se ele tem um histórico.
Você já ouviu falar da síndrome do jaleco branco? O paciente chega no consultório médico, vê alguém com jaleco branco, entra no consultório e a pressão sobe. O medo faz suar frio. Observe isso também. Às vezes a pressão do paciente sobe por causa do ambiente ou do estado emocional. É muito importante estarmos cientes de qual é o caso do nosso paciente.
A hipertensão é um grave problema de saúde pública e nós podemos salvar muitas vidas com essas orientações.
Saiba mais sobre auriculoterapia e aprenda quais os benefícios que ela pode te entregar, adquira agora mesmo o meu livro Protocolos Clínicos de Auriculoterapia e o Atlas da Auriculoterapia de A a Z. Não deixe de acompanhar nossos videos no YouTube.