Como agir com um paciente que está com constipação Intestinal?
Você sabia que 20 % da população mundial sofre de constipação intestinal (prisão de ventre)?
Muitas pessoas pensam que ficar dois ou três dias sem ir ao banheiro é normal. Assim, há pessoas que ficam 6, 7, 10 dias sem ir ao banheiro. E muitas são as situações, às vezes uma criança não consegue por medo, o idoso não vai por já estar mais acamado, e a auriculoterapia pode ajudar estes pacientes.
O auriculoterapeuta apresenta o recurso para que o paciente não dependa mais de laxantes ou outros medicamentos.
Se você é profissional da saúde ou quer se tornar um. Se você é uma pessoa que ajuda outras pessoas, que pode dar uma dica para outras pessoas, esse texto é para você. Nem sempre falamos de saúde, nem sempre falamos de doenças, nem sempre falamos de auriculoterapia. O que queremos é expandir o raciocínio, é pensar no nosso paciente e no resultado que ele precisa. Então, pode ter certeza que ao final, você, mesmo que não seja auriculoterapeuta, terá um insight, uma dica.
Aproveite e acompanhe pelo vídeo especial que temos no youtube, através do link: https://youtu.be/zEJaOHCHLGQ.
O que fazer com o paciente constipado?
A constipação intestinal tem graves complicações e implicações no paciente.
De 20 a 30% da população brasileira sofre de constipação intestinal
Fonte: https://abre.ai/cHDQ
O que é a constipação intestinal?
É não ir ao banheiro… Será?
“Desordem caracterizada por complicação constante para evacuar, sensação de evacuação incompleta, bem como a presença de movimentos intestinais infrequentes, estando nesses presentes a cada 3 ou 4 dias ou com menor frequência, na existência de sintomas de alarme ou fatores secundários”
Já ouviram falar de pessoas que não vão ao banheiro quando estão fora de casa?
Isso não é um problema de constipação, é algo pontual. Ou seja, o que estamos falando aqui é algo constante.
A definição acima é a definição da Organização Mundial de Gastroenterologia.
Características da constipação intestinal
- Prevalência na população feminina, mas pode afetar crianças e idosos;
- Prevalência de 50 a 80% entre pacientes que fazem uso diário de opióides para dor crônica;
- O uso de laxantes ou “segurar a vontade”, faz com que os reflexos naturais fiquem mais fracos com o passar do tempo;
- A não eliminação de substâncias tóxicas gera a proliferação de bactérias ruins no intestino
Principais causas da constipação intestinal
Se eu sei o que pode causar e puder evitar, já consigo uma melhora.
- Consumo inadequado de líquidos;
- Consumo insuficiente de fibras;
- Sedentarismo;
- Gravidez;
- Alterações na dieta;
- Não evacuar quando tem vontade (viagens);
- Diabetes;
- Distúrbios do sistema nervoso;
- Esclerose múltipla;
- Doença de Parkinson;
- Medicamentos: analgésicos, antidepressivos, tranquilizantes, para tratamentos psiquiátricos, para pressão, diuréticos e antiácidos que contêm alumínio.
Você pode observar se o paciente toma algum desses remédios e através da auriculoterapia tratar a doença de base, retirando este medicamento, o funcionamento do intestino tende a se normalizar. Oriente o paciente, pois alguma dessas causas pode ser a principal da sua constipação. Assim, sabendo a causa, já vou orientar o paciente a ingerir mais líquido, a comer mais fibras, a fazer uma prática de exercício leve se ele for mais idoso e cuidar dos remédios e lembrá-los que isso pode causar alterações e que você pode ajudá-lo.
Sintomas
- Esforço para evacuar (fezes duras e ressecadas no intestino) gera hemorróidas e sangramento;
- Barriga estufada (inchaço) alterações de humor, dor de cabeça e mal estar;
- Cansaço (redução das bactérias que produzem energia);
- Depressão e ansiedade (serotonina);
- Alergia (80% das células de defesa);
- Qualidade de sono afetada.
Sinais de alerta
Muitas vezes, o paciente vem primeiro até o auriculoterapeuta, pois não tem acesso ao pronto socorro ou atendimento de Sistema Único de Saúde tão rápido dependendo da região que está e isso gera um retardo no atendimento. Às vezes esse paciente fica ali sofrendo e você pode ser o agente de alerta.
Em pessoas com constipação, certos sintomas e características são motivo de preocupação. Incluem:
- Abdômen distendido e inchado;
- Vômito;
- Sangue nas fezes;
- Perda de peso;
- Nova ocorrência/ piora de constipação grave em idosos.
Tríade do bom funcionamento do intestino
O bom funcionamento intestinal depende de três elementos inseparáveis e a regularidade da atividade intestinal só é adequada quando estes três fatores são atendidos. Então, são eles:
- Ingestão de água;
- Consumo de fibras;
- Prática de atividade física
“Isso todo mundo já sabe”. Todo mundo já sabe mas não faz. Por isso tem que enfatizar um pouco mais para que o paciente entre em ação realmente e faça acontecer. Então, você tem a obrigação de ter esses três itens na ponta da língua para orientar o seu paciente. Pode ser por áudio, por mensagem, por postagem nas mídias sociais, alertar as pessoas e os pacientes que te seguem. Ou seja, não precisa pensar em pessoas longe, pensa nas pessoas perto de você, nos seus pacientes. Envie uma mensagem “ Como você está? O intestino está funcionando bem? Não? Então olha essas dicas…”
Por isso, se responder que está em casa e não está podendo sair, diga para ele caminhar em casa mesmo, algum exercício leve dentro de casa. É importante orientar o paciente, dar dicas e aí sim, completar com a auriculoterapia para que o organismo desse paciente funcione bem.
“Mas a auriculoterapia não é tão funcional assim?” Então, ela é, é surpreendente. Alguns pacientes na hora vão ao banheiro, mas o que nós queremos é que os pacientes vão ao banheiro diariamente e se esse paciente quer perder peso, se esse paciente quer emagrecer, uma das perguntas que tem que estar na sua ficha de anamnese é: “quanto tempo você demora para ir ao banheiro? “, “você tem seu intestino funcionando regularmente?” Esta é uma pergunta chave para fazer a diferença nesse intestino, nessa prática de exercícios e perda de peso.
1 – Ingestão de água
- A Ingestão hídrica contribui para a lubrificação intestinal;
- A baixa ingestão de líquidos tem sido associada à constipação intestinal porque gera um trânsito intestinal lento e a diminuição da eliminação fecal.
2- Consumo de Fibras
- Fibras vegetais não são digeridas pelas enzimas nem absorvidas pelo organismo, e formam uma porcentagem significativa da massa fecal;
- Passam direto pelo estômago;
- Servem de alimento para as bactérias boas da microbiota intestinal;
- Auxiliam na formação do bolo fecal;
- No intestino grosso, retém água nas fezes
25g para mulheres
38g para homens
entre 19g e 25g para crianças
Quando eu falo 25g para mulheres e 38g para homens, olha como é real essa informação do consumo de fibras pra você saber que o paciente precisa ser orientado, o paciente precisa ter essa informação e às vezes, vocês já ouviram falar da “maldição do conhecimento”? O que é a “maldição do conhecimento”? A gente sabe disso e daí você acha que porque você sabe, todo mundo sabe e não fala pra ninguém, não orienta porque você acha que as pessoas já fazem. Então é importante falar pro paciente da ingesta de fibras. E talvez se você falar pra ele fazer o consumo de fibras porque retém água para o intestino. Então, às vezes a gente esquece de beber água, pelo menos já está ali o consumo de fibras. Serve para alimento das bactérias boas.
Dê argumentos. Às vezes você usando a plausibilidade, o gatilho do por quê, o teu paciente vai engajar no seu tratamento e vai executar essas dicas e quando ele executa, tudo melhora. Eu costumo dar aula para os profissionais da estética, da harmonização facial, e quando a gente fala para eles que na auriculoterapia eu posso ajudar meu paciente na estética, às vezes fica nebuloso. Mas como assim? Assim que o meu paciente vai ao banheiro regularmente, quando ele tem um bom funcionamento do intestino, a pele dele vai ficando boa. Então fiquem atentos a essas dicas bem práticas e lembrem dessas dicas e orientações.
3- Atividade física
A atividade física proporciona:
- Movimentos no intestino grosso e mudanças hormonais que provocam efeitos mecânicos no intestino facilitando o peristaltismo;
- A melhora do tônus da musculatura pélvica e abdominal, facilitando a expulsão do bolo fecal após o esforço;
- Diminuição do tempo de trânsito intestinal.
E agora eu quero deixar um alerta. Algumas pessoas já sabem, têm conhecimento que o fecaloma é algo grave.
O perigo do fecaloma
A complicação mais comum da constipação é o fecaloma, massa compacta de fezes endurecidas, que se deposita no reto ou no cólon-sigmóide, e, assim, interrompe o trânsito intestinal.
Ele forma como se fosse uma pedra e isso prejudica demais o movimento das fezes.
Porque o intestino precisa funcionar bem?
Não por acaso ele é chamado segundo cérebro, em razão da alta produção de:
- 50% dopamina (prazer)
- 90% serotonina(alegria)
- 70% a 80% células de defesa (sistema imunológico)
Sabe quando você faz algo novo, muda algo de lugar, programa um jantar, uma saída, vai encontrar com alguém que você quer? Você fica com aquela sensação de felicidade, euforia? A dopamina tá ali. Assim, ela está sendo liberada.
Então, veja como você consegue melhorar o seu paciente. Lirane, mas o que isso tem a ver? E conseguimos atuar muitas vezes na depressão do paciente quando fazemos o intestino grosso funcionar. Essa é uma conversa séria. Por conta da dopamina e serotonina que estão ali. Podemos trabalhar um paciente com doença autoimune por conta simplesmente do seu intestino, porque ele detém mais da metade das células de defesa.
Eu posso usar o ponto do intestino em doenças autoimunes, posso pensar em pacientes que estão deprimidos, pacientes ansiosos, pacientes que têm algum problema que não está andando direito, podemos tratar a pele ou o cabelo. O funcionamento do intestino é fundamental.
Se o seu paciente está deprimido, uma pergunta que você tem que fazer para ele é quantas vezes ele vai ao banheiro na semana, se ela vai todos os dias, às vezes você consegue resolver por aí, pelo intestino.
Você não precisa ser auriculoterapeuta para entender a importância dessa informação.
Aí então, entram os pontos que não podem faltar. Como eu disse aqui. Não sei se você é auriculoterapeuta, qual a sua formação. Se você trabalha a auriculoterapia francesa, chinesa, coreana, japonesa, se você faz a auriculoterapia neurofisiológica, eu não sei. Mas o que eu posso dizer pra você? Os pontos que não podem faltar na sua composição.
Vamos explicar melhor
É claro que eu preciso de uma anamnese, é claro que eu preciso observar esse paciente melhor, eu preciso de mais informações. Há quanto tempo, assim como se é algo pontual, se está ligado ao emocional, pode ter, pode! Pode ter constipação emocional? Pode. Mas eu queria bater com você aqui e eu quero construir esse raciocínio junto com vocês: qual é o primeiro ponto de constipação intestinal que vem na cabeça de vocês? “Eu preciso fazer o meu paciente parar de ter constipação intestinal”
- Intestino Grosso é o primeiro.
Então, você conversou com o paciente, se ele estiver constipado, o ponto do intestino grosso tem que estar na composição.
Lirane, posso usar nas duas orelhas o ponto do intestino grosso?
- Eu posso
Quando vou usar?
- Quando o paciente estiver com o intestino muito constipado, entre dois ou três dias, ou quando já tentei um ponto apenas e não consegui. Eu coloquei em uma orelha, foi no primeiro dia mas depois parou.
Portanto, tenho que buscar que esse paciente vá ao banheiro regularmente. Só que não posso colocar todos os pontos de uma vez. Por que? Por que eu não posso colocar todos os pontos que eu tenho para soltar o intestino do meu paciente de uma vez? Se eu colocar todos os pontos, não conheço o paciente. O que pode acontecer com esse paciente?
- Posso causar uma diarreia nele, porque estou usando muitos pontos e eu não o conheço. Então como eu não o conheço, não sei se ele vai reagir aos estímulos de uma forma rápida ou se ele vai reagir lentamente. Então eu coloco dependendo do tempo que ele estiver constipado. Eu posso desregular ele por completo. Eu desequilibro fazendo em excesso. Ele vai ao banheiro muitas vezes. Não quero isso. Então o que vou fazer? Eu coloco o intestino grosso unilateral, depois eu coloco o bilateral. Se ele tiver 3 ou 4 dias, aí já coloco bilateral. Se está a 4 ou 5 dias eu vou acrescentando. “ Ah, eu estou com a digestão lenta”: acrescento vesícula biliar. “Estou estufado e com gases”: acrescento intestino delgado. Posso usar intestino grosso dos dois lados quando estiver com dois dias. Se eu tiver flatulência, eu vou pensar no intestino delgado. Assim, à medida em que eu vou conhecendo meu paciente, eu vou acrescentando ou no retorno: -“Fulano, como você ficou?”
-“Fui a semana inteira, tô de bem com a vida, tô feliz, dinâmico, super alegre.” Perfeito
-”Fui, voltei a constipar”
Assim, sei que eu preciso de um pouco mais.
Posso pôr o ponto do ânus para constipação intestinal? É uma indicação o ponto do ânus?
- É claro que eu posso. Por que ele não é a minha primeira opção? Ele não é minha primeira opção, primeiro que o que faz com que meu intestino funcione são os movimentos peristálticos do intestino. Se eu coloco o ponto do intestino, eu favoreço esses movimentos. Um ponto que me ajuda muito é o do Sistema Nervoso Autônomo, mas esse ponto já estará lá. Ele comanda as vísceras. Quando eu coloco o ponto do ânus, é porque eu já estou ali 5; 6 dias e nada está acontecendo de equilíbrio. E o ponto do ânus é um ponto que dói muito e aí o ponto fica extremamente dolorido e se você tem um ponto extremamente dolorido em você, o que você vai fazer? Vai tirar. E também o ânus é o excretor final, ele é somente o esfíncter, que vai liberar. Eu preciso do movimento peristáltico. Eu preciso da contração, do movimento. Por isso que o exercício também é importante, me ajuda. Assim como a alimentação me ajuda. Então são alguns casos que a gente tem para avançar.
Posso usar esses pontos que estávamos conversando em crianças?
- Posso, mas em crianças preciso lembrar de um fato: a criança responde muito rápido. Eu não posso colocar vários pontos nela, eu vou testando. Então, coloco o intestino grosso, vou devagar. Na criança eu tenho que pensar em um pontinho do emocional. Por que? Porque a criança, às vezes, não vai ao banheiro só por conta do medo. Então, ela ficou constipada e doeu para fazer, aí ela associa a dor ao momento ruim. Claro que ela não entende que tem cheiro ruim, ela não quer ficar ali, ela quer ir brincar, então isso também interfere.
Interessante como a gente vai crescendo com esse conhecimento.
É importante você gravar que não são só pontos de auriculoterapia, que eu preciso de mais conhecimento e passar mais orientações.
E diarreia?
- Usaria ponto do intestino grosso também. De um lado só.
A constipação não é o único problema que interfere no intestino. Ou seja, tem a absorção alimentar, tem muita coisa envolvida, intolerância à lactose, doença celíaca, deve-se investigar tudo isso, sabe? Por isso que eu digo, quando você atende um ser humano, você precisa ampliar o seu nível de conhecimento, por isso é necessário o estudo continuado.