Como é a sua primeira consulta? Você sabia que ela é essencial para você conquistar de uma vez por todas o seu paciente? É por isso que hoje eu vou falar sobre o guia prático da 1ª consulta!
Eu tenho algumas perguntas para vocês:
- Você está frustrado(a) com seus resultados?
- Frustrado(a) com o número de pacientes?
- Não está conseguindo oferecer os resultados que os seus pacientes esperam?
- Seus pacientes não retornam?
A resposta pode estar na forma como você está conduzindo a primeira consulta.
Isso faz parte de questionamentos muito saudáveis.
Importante a gente refletir, o que não está dando certo. Por que estou com poucos pacientes? Por que estou frustrada com os meus resultados? Claro que há uma série de fatores que vão interferir nos seus resultados, dentre eles, a técnica que você utiliza.
Você pode até dizer para mim “mas eu faço auriculoterapia”, mas mesmo dentro da auriculoterapia existem vários tipos de abordagens.
Na busca pelo resultado a sua primeira consulta tem que ser impecável. Por que?
É na primeira consulta que você mostra a que veio para o seu paciente.
Imagine você que o paciente te ligou e agendou um horário. É a sua primeira consulta com ele. Mesmo que você tenha 10, 15 ou 20 pacientes por semana, sempre vai ter alguém que vai estar marcando a primeira consulta com você, que não te conhece. Então, é importante que nessa primeira consulta você gere resultado e tenha empatia.
E lembre-se de que cada paciente reage de uma forma e precisamos entender isso no momento de abordar esse paciente.
E sobre ambiente de trabalho, como está o seu consultório ? Ele não precisa ser luxuoso, mas tem uns requisitos que são essenciais para impactar quem chega:
- Limpeza
- Silencioso
- Iluminação adequada
- Temperatura agradável
- Fácil acesso
- Adaptado (cadeirantes)
Ter um ambiente de trabalho organizado também é fundamental: cuidado com sua mesa e com seus equipamentos.
Além disso, há alguns cuidados em geral para atendimentos em domicílio:
– Profissionalismo
– Avalie os deslocamentos para evitar atrasos e despesas excessivas
– Uso de jaleco
– Equipamento organizado
– Biossegurança
Lembrando que o jaleco deve ser utilizado tanto no consultório quanto nos atendimentos em domicílio.
O que o paciente busca ao procurar um profissional da saúde? Em uma palavra: resultado.
O paciente está buscando resultado, solução, resolver problemas, a última coisa que o seu paciente quer é mais problemas. Pode ser dor, pode ser uma melhora na performance. Isso que você tem que ter em mente. Se o paciente quer resultado, a primeira consulta é imprescindível você oferecer resultado quando possível ou pelo menos uma parte do resultado naquele momento e a continuidade, sendo que você vai falar isso para ele.
Para alcançar o resultado esperado com a auriculoterapia de sucesso precisa utilizar 3 ingredientes essenciais: ACOLHER – TRATAR – TRANSFORMAR
E o que é acolher?
O paciente pode estar muito machucado física e emocionalmente após ‘peregrinar’ por muito tempo por diversos outros profissionais, sem nenhum resultado.
Acolher é entender a dor (o problema) do paciente. Ter tempo para conversar e fazer uma anamnese completa: isso faz toda a diferença. Importar-se e não fazer julgamentos, escutando com atenção, vendo o paciente como um todo.
Estudar o caso a fundo, pesquisar, investigar, traçar o melhor planejamento de tratamento para ter resultados. Não é tratar todo mundo igual: Você não dorme bem? “Já sei, esses pontos aqui”, ou “constipação, esses pontos aqui”, não! Tem diferença, por que? Por cada pessoa é diferente, além do que os problemas, muitas vezes, têm causas diferentes. Por exemplo, a enxaqueca. Você acha que a enxaqueca é igual para todo mundo? Qual a causa da enxaqueca para essa pessoa? Fora a causa, a etiologia, eu tenho ainda mais um detalhe, cada paciente é diferente e às vezes temos outras doenças atreladas a esse problema, como hipertensão, diabetes, obesidade. Cada um tem sua individualidade, a doença também o tem. Só planejando é que eu vou conseguir um melhor resultado, cada um tem um gatilho que dispara: um é a música alta, outro é a comida. Olha quantas variáveis eu tenho para fechar um prognóstico, para que eu possa fechar um plano de tratamento.
Por isso temos que estudar cada vez mais.
Se você quer tratar da saúde de alguém você tem que tratar em alto nível para não dar margem para erros. Lembre-se: a última coisa que seu paciente quer é mais problemas.
O que é tratar?
As respostas da sua anamnese vão te permitir montar sua estratégia de atendimento. Porque entendendo as dores do paciente e as possíveis causas eu sei o que vou tratar.
Estar apto a utilizar mais estímulos amplia as possibilidades de atendimentos, tudo dentro de uma visão neurofisiológica.
É possível usar o seu conhecimento de auriculoterapia para potencializar os atendimentos em outras áreas como psicologia, nutrição ou fisioterapia, tratando depressão, obesidade ou fibromialgia. Profissionais dessas áreas podem associar e potencializar suas técnicas com a auriculoterapia ou permitir que os auriculoterapeutas façam parcerias.
Um dos grandes problemas que acometem os pacientes que vão ao seu consultório é o uso de medicamentos e seus efeitos colaterais, verdadeiras “bolas de neve” causando outros problemas. Nossa técnica pode reduzir o consumo desses medicamentos.
Transformar é:
Quando você retira a dor de uma paciente ou o retira da depressão, ou o cura da insônia, você percebe que transformou a vida dessa pessoa. Isso é devolver qualidade de vida.
Possibilitar que um pai volte a andar, como fez a Silvana Coglioni, ou parar um sangramento vaginal como fez a Elizete
E transformar também é possibilitar que o profissional tenha liberdade financeira e de tempo
Você precisa gerar resultado, gerando resultado você está transformando.
ACOLHER, TRATAR E TRANSFORMAR, lembre sempre!
Nós temos um dom que nos permite oferecer cura para a humanidade…
Não podemos privar nossos pacientes de ter mais qualidade de vida…
Não oferecemos um tratamento de auriculoterapia…
Nós oferecemos transformação…
Quanto vale para uma pessoa que está sofrendo com o Mal de Parkinson, que não conseguia nem comer, como no caso do paciente da Irene, parar de tremer?
Ou como a paciente da Maria Helena, que estava na cama, precisando de cuidados do genro, que lhe trocava as fraldas, pois não conseguia ir ao banheiro sozinha e depois de algumas sessões de auriculoterapia voltou a andar, e até ir ao mercado.
Isso é transformar vidas.
O seu medo não pode impedir que o seu paciente conheça os resultados.
Analisando alguns requisitos de uma consulta de sucesso
- O seu local de trabalho é adequado para você e seu paciente?
- Como o paciente marca a consulta com você?
Você aproveita o contato telefônico para antecipar alguns sintomas e fazer um estudo preliminar? Você pergunta quem indicou?
- Quando o paciente chega já sabe o valor da sessão?
- Você faz um cadastro completo do seu paciente, para depois poder entrar em contato?
- Você fala para o paciente o tempo que vai levar na 1ª consulta?
- Em que momento você explica o valor da consulta?
- Em que momento você estipula a próxima consulta?
- Você oferece programas terapêuticos? Em que momento?
- Você explica como a sua técnica age no organismo?
- Você explica os benefícios da sua técnica?
- O que você promete aos seus pacientes na consulta?
- Que métricas você faz na consulta? Peso – altura – CA – IMC
- Você utiliza agenda alimentar como auxiliar?
- Você analisa os medicamentos que o paciente utiliza?
- Qual o objetivo da pessoa com aquela consulta e como você pode ajudá-la?
- Qual a maior dor do paciente naquele momento? Pode tratar dois problemas na auriculoterapia? Às vezes você pode tratar até mais, quando você tem inteligência relacionada ao tratamento desse paciente, você sabe que um ponto resolve mais problemas e aí eu consigo tratar de forma mais ampla e com mais profundidade esse paciente.
- Sobre histórico de doenças preexistentes (hipertensão, diabetes, etc), questões emocionais, sono, imunidade?
- Sobre quantas vezes ele vai ao banheiro?
- Se ele é sedentário?
- Sobre a profissão ou atividade que ele exerce?
- Se ele já tentou outras técnicas para resolver o problema? Se ele já tentou várias vezes, você já sabe que é um paciente crônico. Paciente que está tentando há muito tempo e alguma coisa está o impedindo de ter resultado. Então sim, você vai precisar ir mais fundo na sua anamnese.
- Se o paciente está comprometido em resolver o problema?
Converse com seu paciente, seja sempre o mais sincero e ético possível.
Uma coisa muito importante na primeira consulta é saber como ele gosta de ser atendido, só que você vai saber aos poucos. Alguns pacientes querem te ouvir, querem estar papeando, tem gente que não, que é mais quieto, mais reservado e você precisa estar nessa mesma sintonia do paciente, sem deixar de ser efetivo como profissional.
A escala visual analógica é muito importante para você avaliar esse paciente. A escala visual analógica é uma escala na qual você vai perguntar de 0 a 10 como está a dor ou ansiedade do seu paciente, para que você perceba como você está naquele momento. Paciente que chegou na sua consulta ele tem que saber, sentir, como ele está. Só tendo a percepção de como ele está naquele momento é que ele vai perceber o resultado que ele está tendo depois. Quanto mais resultado você conseguir trazer para ele naquele momento da consulta, melhor, tanto para você quanto para ele, mas para isso ele precisa ter percepção de como ele está.
Jamais prometa cura, jamais prometa resultado, faça com que ele sinta.
Não fale, não prometa muito, o ideal é que você explique com clareza e ao mesmo tempo chegue para ele e faça ele perceber o resultado que ele está tendo ali, naquele momento.
Saiba mais sobre auriculoterapia e aprenda quais os benefícios que ela pode te entregar, tudo isso em nosso site. Aproveite e acompanhe nossos vídeos no youtube em: https://www.youtube.com/c/LiraneCS.