undefined

Intestino Delgado – Conhecendo a fisiologia do corpo humano

O intestino delgado é a maior parte do aparelho digestivo. Ele está localizado desde o estômago até o intestino grosso, medindo cerca de 8 metros de comprimento. Além disso, o intestino delgado é dividido em três partes. São elas: o Duodeno, o Jejuno e o Íleo.

Por isso, hoje vamos falar sobre o “Intestino Delgado – Conhecendo a fisiologia do corpo humano”. O sistema digestivo é composto por um tubo de 10 a 12 metros. Então, o alimento sofre transformações mecânicas e químicas para ser absorvido pelo organismo e alimentar as células. Assim, fazem parte do sistema digestivo os seguintes órgãos: 

  • Boca
  • Faringe
  • Esôfago
  • Estômago
  • Fígado
  • Pâncreas
  • Intestino delgado
  • Intestino grosso
  • Reto
  • Ânus

É no processo de mastigação que a transformação tem início e assim segue para os outros órgãos para que o bolo alimentar seja processado, aproveitado e as toxinas, eliminadas.  

Órgãos anexos como, por exemplo, o fígado e o pâncreas contribuem com a digestão e absorção produzindo enzimas digestivas. 

[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=IHeNtQI8xNo[/embedyt]

Intestino Delgado – Conhecendo a fisiologia do corpo humano

Características do Intestino Delgado

É o órgão mais longo do trato digestivo, medindo entre 7 e 8 metros de comprimento. 

Por causa do tamanho, o intestino delgado é dividido em três partes onde acontece o processo digestivo: 

Duodeno: início do intestino delgado, que recebe o quimo, o suco pancreático e a bile, local em que ocorre 80% da digestão. 

Jejuno: o quimo é dividido em moléculas menores de nutrientes que podem ser absorvidas por meio do suco intestinal , absorvendo aminoácidos, glicose e vitaminas hidrossolúveis;

Íleo: responsável pela absorção de gordura, vitaminas lipossolúveis e alguns minerais. Então, ele esvazia o conteúdo para o intestino grosso, para a etapa final da digestão. 

Principais funções do Intestino Delgado

  • Receber o bolo alimentar (quimo) do estômago para realizar a absorção dos nutrientes; 
  • Terminar a digestão das proteínas, gorduras e carboidratos;
  • Absorver vitamina B12 e sais biliares;
  • Conduzir a água presente no trato digestivo para absorção do intestino grosso;
  • Fortalecer o sistema imunológico;

O intestino delgado, então, não é apenas para flatulência. Assim, se estou com problema imunológico posso usar este ponto. 

Microvilosidades

Para que haja a absorção, o alimento pode passar até 10 horas no intestino delgado, e para auxiliar o processo existem estruturas denominadas vilosidades e microvilosidades. 

Uma vez absorvidos, os nutrientes entram na circulação sanguínea e são conduzidos para o fígado e posteriormente para as células do organismo. 

Os movimentos peristálticos

Para a realização das etapas do processo digestivo, o intestino delgado realiza contrações musculares para mover o alimento para frente.

Assim, são como ondas sequenciais que contraem e relaxam com 2 objetivos básicos: 

  1. Misturar o quimo com secreções intestinais e proporcionar a melhor absorção dos nutrientes;
  2. Empurrar o quimo na direção do intestino grosso. 

Sintomas que podem indicar problemas no intestino delgado 

Esses sintomas podem anteceder problemas mais graves e merecem atenção:

  • Perda de apetite e peso;
  • Diarreia ou prisão de ventre constantes;
  • Excesso de gases intestinais;
  • Barriga inchada;
  • Cólicas abdominais frequentes;
  • Presença de sangue nas fezes;

Portanto, fique atento também para alteração na cor, na consistência e no cheiro das fezes, podem ser indicativos de uma possível doença intestinal quando dura mais de 1 semana. 

Doenças do intestino delgado

Constipação: desordem caracterizada por complicação constante para evacuar, sensação de evacuação incompleta, bem como a presença de movimentos intestinais infrequentes, estando estes presentes a cada 3 a 4 dias ou com menos frequência, na inexistência de sintomas de alarme ou fatores secundários. 

Doença Celíaca: doença crônica relacionada a intolerância ao glúten em algumas pessoas. A doença provoca lesões no intestino, afeta a absorção dos nutrientes e prejudica a nutrição das células. A digestão ocorre normalmente, mas por algum motivo a absorção dos nutrientes fica comprometida. Portanto, são sintomas: cansaço frequente, barriga inchada, dor abdominal forte e perda de apetite. 

Assim, a principal indicação do ponto do ID é a flatulência. 

Então, o principal ponto para constipação é o ponto do intestino grosso.

Por isso é importante a investigação do auriculoterapeuta, o conhecimento acerca do corpo humano.

Doença de Crohn: Doença inflamatória intestinal crônica de origem desconhecida que pode afetar qualquer parte do trato alimentar, mas, mais frequentemente afeta os intestinos, com a formação de múltiplas úlceras na parede intestinal.

Sintomas: febre, dor abdominal, diarreia e perda de peso. 

Úlcera Duodenal: lesão da camada mais superficial que reveste o duodeno (primeira porção do intestino delgado) causada pela ação extremamente ácida do suco gástrico, que destrói a proteção da mucosa que protege o intestino. 

Sendo o quimo, o produto que já passou pelo processo do estômago e está no bolo alimentar. 

Atuação da auriculoterapia no equilíbrio e funcionamento ideal do intestino

Se o paciente apresentar:

Constipação;

Doença Celíaca;

Doença de Crohn ou

Úlcera Duodenal

O ponto do intestino delgado precisa fazer parte da composição.

Assim, o intestino grosso é o primeiro a estar relacionado à composição numa constipação intestinal. No entanto, o ponto do intestino delgado pode ser relacionado quando o paciente inicia com três dias de constipação, barriga com edema, inchaço abdominal. 

Contudo, ainda posso melhorar a qualidade da digestão do paciente com o ponto da vesícula biliar.

Então, com 4 dias de constipação ainda posso utilizar o ponto do ânus.

Pensando na parte gástrica, de aproveitar os nutrientes, posso associar mais pontos para que o paciente não fique com o intestino preso por muitos dias, gerando o fecaloma.

Terminamos, assim, o assunto “Intestino Delgado – Conhecendo a fisiologia do corpo humano“. Essa foi mais uma análise de um órgão do corpo humano que pode contribuir bastante para a estratégia de tratamento e cura do nosso paciente.

Saiba mais sobre auriculoterapia e aprenda quais os benefícios que ela pode te entregar, tudo isso em nosso site. Aproveite e acompanhe nossos vídeos no youtube em: https://abre.ai/intestinodelgado

Escrito por,

Igor Vicente

Compartilhe

Outros artigos