Como assim não saia da sua zona de conforto mas aumente sua zona de conforto? E o que isso tem a ver com auriculoterapia?
Quando estamos trabalhando em uma atividade ou profissão que já temos domínio estamos em uma zona de conforto e não precisamos gastar muita energia para realizar nossas atividades. Já temos as soluções para os problemas que surgirem. Entretanto, aprender coisas novas requer energia extra, certo?
Trazendo agora para a auriculoterapia, quando você decide viver de auriculoterapia isto quer dizer – um novo desafio. E o que novos desafios nos trazem:
- Insegurança
- Medo
- Estresse
- Tensão
Então, como fazer que estas emoções não nos travem frente a novos desafios?
Aumentando nossa zona de conforto e não saindo dela. Para isto, à princípio, você precisa se encaixar em um destes grupos:
- Estou realizado na minha profissão mas quero trazer valor a ela com novas técnicas de atuação como por exemplo a auriculoterapia. Isto é possível em inúmeras atividades como psicólogos, fisioterapeutas, nutricionistas, dentistas, fonoaudiólogos, etc.
- Não estou satisfeito profissionalmente, tenho um emprego não um trabalho. Quero exercer uma atividade que me preencha. Quero viver de auriculoterapia.
Com isso, vemos que, se não sairmos da zona de conforto e sim aumentarmos esta zona, vamos diminuir o medo e a ansiedade. Quando você entende e foca naquilo que é importante, onde realmente precisa estar sua energia, consegue assim reduzir muito mais a ansiedade e não fica perdido sem saber por onde começar.
Qual é a atitude mais urgente que você precisa fazer para que possa viver de auriculoterapia?
Primeiro, precisa saber em que nível você está agora e ficar atento às atitudes para 4 situações hipotéticas:
-
Não tenho nenhum conhecimento de auriculoterapia
Aqui a atitude é adquirir o conhecimento necessário. Não basta assistir vídeos no youtube porque informação por si só não é conhecimento, não te capacita para agir, não há método. Muitos confundem inteligência com sabedoria.
Você pode até ter informação, mas ela só torna em conhecimento quando você a coloca em prática. É o conhecimento que vai te dar condições de atender o paciente. Somente o estudo traz resultado, mas precisa estar associado com outras técnicas. É preciso entender o funcionamento da técnica, a fisiologia, entender a necessidade e resposta de cada paciente, entender assim a individualidade de cada tratamento.
-
Tenho algum conhecimento mas não sei aplicar direito, estou insegura para atender pacientes
Todo aprendizado exige repetição e neste estágio a atitude imediata é a prática. Aqui o conhecimento, mesmo que ainda pouco, vai trazendo segurança à medida que se põe em prática. Assim, você cria um ciclo. Quanto mais eu pratico, mais eu aprendo e mais confirmo a técnica.
-
Tenho algum conhecimento e até atendo pacientes e tenho algum resultado
Eu já sei alguma coisa e está dando para o gasto, tenho alguns pacientes que me ajudam a pagar as contas. Aqui você precisa se incomodar e buscar algo a mais. Você precisa se desafiar a ter mais resultados, se superar, este algum conhecimento não será o suficiente para você atender o que pode vir a ter.
-
Tenho conhecimento, atendo pacientes, tenho resultado mas não vivo de auriculoterapia
Meus atendimentos não me permitem viver da minha profissão, não possuo, com isto, a tranquilidade que desejo. Aqui a atitude é a diferenciação no sentido de aumentar o networking, de ler artigos científicos, de participar de mentorias e de dar continuidade a prática. Fazer o que todo mundo faz te dá os resultados que todo mundo obtém. Você quer mais: quer ser a referência na sua região.
Gaste sua energia naquilo que pode influenciar e não saia da sua zona de conforto.
Talvez o problema esteja em entender o que está ou não está sobre seu controle. Muitas vezes você está na área errada, ou seja, está ansioso em áreas em que não te levam a ter nenhum resultado e com isso gera um desgaste.
Quais são os conhecimentos específicos que estão te faltando para te fazer progredir e ter sua independência e prazer pessoal.
Saiba mais sobre auriculoterapia e aprenda quais os benefícios que ela pode te entregar, tudo isso em nosso site. Aproveite e acompanhe nossos vídeos no youtube em: https://www.youtube.com/c/LiraneCS.