A estética está em alta. É interessante saber que com auriculoterapia, fazendo divulgação, é possível conseguir muitos pacientes, pois é um mercado em expansão e muita procura. Já pensou em qual é o poder da auriculoterapia na estética?
A estética envolve 4 campos. Então, você que é profissional auriculoterapeuta, que procura onde atuar na estética, aqui estão os 4 campos de atuação:
- Beleza: área mais comum, e que atua com a aparência das pessoas. Envolve aspectos da pele, linhas de expressão, estrias, celulites, além de limpeza de pele e terapias capilares.
- Bem-Estar: aqui o foco é a qualidade de vida, em especial combater os efeitos do estresse, como massagem relaxante, esfoliação, nutrição da pele e drenagem linfática.
- Saúde: essa é a vertente mais voltada para a promoção da saúde por meio de procedimentos estéticos como eletroterapia.
- Imagem pessoal: essa é uma área pouco explorada pelos profissionais e com alto potencial. Age na autoestima dos pacientes, em especial aqueles com algum trauma físico, como por exemplo, vítimas de queimaduras. São procedimentos para reduzir esse desconforto e retirar a dor algumas vezes ou remover manchas da pele.
Todos podem ser potencializados com a auriculoterapia
Estética e autoestima feminina
- Autoestima é o ato de se amar e cuidar de si mesma.
- Sentir-se bem consigo mesma aumenta a qualidade de vida e bem-estar e todos sabemos que a beleza nasce dentro de nós.
- Autoestima não é vaidade, pois vaidade é aquele olhar exagerado, atrelado a padrões de beleza pré estabelecidos.
Não é de hoje que a saúde do corpo é uma preocupação das pessoas, e isso contribui para trazer autoconfiança de volta. - A estética atua na autoestima na medida em que proporciona à mulher o bem estar consigo mesma, melhorando a qualidade de vida, saúde, beleza e bem-estar, gerando motivação.
- O bem estar físico leva ao bem estar mental, assim como não se sentir bem com o espelho pode gerar ou agravar a saúde mental.
- A boa saúde também se exterioriza pela beleza e o rosto é o reflexo fiel do físico e das emoções que sentimos. Afinal de contas, o exterior reflete o interior.
- É importante conhecer o funcionamento dos órgãos internos para tratar de forma eficiente os reflexos na pele, entendendo que suas raízes muitas vezes estão no desequilíbrio do organismo.
- O estresse é um dos grandes responsáveis por esse desequilíbrio, causando insônia, mau humor, fadiga, má alimentação e instabilidade emocional e precisa ser tratado ao mesmo tempo em que o profissional aborda questões estéticas.
Então, quando o paciente está indo até você para se tratar, você precisa perguntar para ele como está a alimentação dele, o intestino, o sono. Se essa paciente não dorme, pode ser aí o problema dela. Claro que temos procedimentos para diminuir marcas de expressão, acne, melasma, estrias, celulite e emagrecer também, porém estando bem, funcionando bem toda a parte hormonal, nutricional, eu também exteriorizo. A auriculoterapia pode atuar em todas essas áreas. Você não precisa estar apenas com a auriculoterapia, por exemplo, se sou uma nutricionista, eu agrego a auriculoterapia ao meu tratamento, esteticista a mesma coisa. A auriculoterapia está aí para potencializar o seu resultado.
O perigo dos excessos
Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, mais de 1,5 milhão de procedimentos estéticos são realizados no Brasil a cada ano. Só para aumento da mama são mais de 200 mil cirurgias por ano!
Em 2022, o rejuvenescimento das pálpebras e a rinoplastia se consolidaram como tendências nos consultórios pelo uso de câmeras usadas na pandemia.
O perigo das dietas milagrosas que podem causar deficiências nutricionais, fraqueza, perda de massa muscular, efeito sanfona, transtornos alimentares e no caso do uso de medicamentos, podem destruir a saúde.
Alimentação como fator de equilíbrio e saúde
- O estresse é a reação natural do organismo que ocorre quando vivenciamos situações de perigo ou ameaça.
- Esse mecanismo coloca nosso corpo em estado de alarme, provocando alterações físicas e emocionais.
- Atividade emergencial consome energia, o que explica em parte a fadiga, tão comum em pessoas estressadas.
- Consumo de energia, exige reposição de nutrientes como magnésio, vitamina C e D e dos antioxidantes.
- Esses nutrientes são essenciais para o equilíbrio e para a defesa do organismo.
- Pessoas estressadas – agravando o quadro nutricional, expondo o corpo a ataques de vírus e bactérias
- A alimentação equilibrada, natural e saudável repõe esses nutrientes e fortalece o organismo
Se eu quero ser um auriculoterapeuta com resultados efetivos e rápidos, tenho que ter um paciente bem acompanhado, tanto dos seus hábitos quanto da sua alimentação.
Como dominar a auriculoterapia potencializa seus atendimentos na estética e oferece resultados mais rápidos aos pacientes
Áreas de atuação do esteticista
- Limpeza de pele
- Drenagem linfática
- Depilação
- Massagem
- Tratamentos capilares
- Pré e pós-cirurgias plásticas
A auriculoterapia pode atuar em toda parte de metabolismo, intestino, sono e dores.
Artigos científicos sobre a atuação da auriculoterapia na estética e no estresse
Atuação da auriculoterapia na estética facial e corporal – revisão de literatura: https://portal.unisepe.com.br/unifia/wp-content/uploads/sites/10001/2018/06/025_ATUA%C3%87%C3%83O_DA_AURICULOTERAPIA_NA_EST%C3%89TICA_FACIAL_E_CORPORAL.pdf
Efeitos da auriculoterapia sobre o estresse, ansiedade e depressão em adultos e idosos: revisão sistemática
https://www.scielo.br/j/reeusp/a/dKhpmwWtWBsLTRvXHNs6Hkh/?lang=pt&format=pdf
A eficiência da auriculoterapia no tratamento de estresse/ Eficiência da auriculoterapia no tratamento do estresse
Auriculoterapia na estética é uma realidade.
A primeira coisa que pensamos quando somos apresentados à auriculoterapia, é no tratamento da dor. Na estética poucos conhecem. O que ela pode fazer na estética: diminuir peso, atuar no bom funcionamento do intestino, no sono, diminuir estresse, compulsão, melhorar o metabolismo, equilíbrio hormonal.
Preciso acompanhar outros especialistas ou faço somente auriculoterapia? Eu aconselho você a acompanhar com o especialista e a auriculoterapia, se o especialista for auriculoterapeuta, melhor ainda. Uma coisa não descarta a outra.
Se você é profissional da saúde, você pode agregar a auriculoterapia nos seus atendimentos e manter o seu paciente mais relaxado, sem dor, pois ele já estará respondendo, por exemplo na massoterapia. Você terá uma vantagem no seu tratamento. Lembre-se da estética associada, você poderá ampliar seus atendimentos.
Saiba mais sobre auriculoterapia e aprenda quais os benefícios que ela pode te entregar, tudo isso em nosso site. Aproveite e acompanhe nossos vídeos no youtube em: https://www.youtube.com/c/LiraneCS.